Lula recebe líderes da Câmara para jantar na Granja do Torto

lula-recebe-lideres-da-camara-para-jantar-na-granja-do-torto

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva irá se encontrar com líderes de partidos da base aliada do governo, incluindo o presidente da Câmara, Hugo Motta, em um jantar na Granja do Torto nesta quarta-feira à noite. Lula e a ministra de Relações Institucionais, Gleisi Hoffmann, planejam buscar apoio dos parlamentares para as pautas prioritárias do governo em 2026. O líder do governo na Câmara, José Guimarães, confirmou a presença de Motta, garantindo a presença de todos os líderes da base. A ideia inicial de um jantar envolvendo líderes das duas Casas, Câmara e Senado, foi adiada devido às sessões virtuais ainda em curso no Senado.

O governo optou por adiar o evento com os senadores e planeja realizar um novo jantar posteriormente, provavelmente após o Carnaval, com a expectativa de contar com a presença de Alcolumbre. Com o início do ano eleitoral se aproximando, Lula busca evitar possíveis atritos com parlamentares, já que o primeiro semestre é crucial para avançar em projetos considerados prioritários e alinhar pautas que possam contribuir para sua campanha de reeleição. Os temas discutidos nos encontros incluem o fim da escala 6×1 e a regulamentação do trabalho em aplicativos, com o compromisso público de Motta de pautá-los ainda no primeiro semestre.

A resistência por parte da iniciativa privada e dos opositores tem sido um desafio para o governo em questões como essas. Além disso, a necessidade de garantir votos do Centrão se mantém como uma preocupação. Entre as prioridades do governo estão a PEC da Segurança Pública, o projeto de combate às facções criminosas e a votação de vetos feitos por Lula ao projeto da dosimetria, que beneficia Jair Bolsonaro. No Senado, a aprovação da indicação do advogado-geral da União ao STF conta com o apoio de Alcolumbre.

O governo atrasou o envio da mensagem formalizando o nome de Jorge Messias por conta da preferência de Alcolumbre por Rodrigo Pacheco. Os encontros de Lula com os parlamentares fazem parte da estratégia do governo para impulsionar temas legislativos fundamentais, buscando avanços em meio a um cenário desafiador no Congresso.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp