Polícia investiga morte de seis cães no RS; casos de maus-tratos são apurados

policia-investiga-morte-de-seis-caes-no-rs3B-casos-de-maus-tratos-sao-apurados

Polícia investiga morte de seis cães no RS; cinco teriam sido arremessados de ponte

Um animal foi encontrado enforcado na zona rural e outros cinco foram arremessados de uma ponte na ERS-412. Casos são apurados pela Vigilância Sanitária com apoio da Brigada Militar e Polícia Civil.

Em Santa Clara do Sul, um cachorro foi baleado também na segunda-feira. A BM foi acionada para um suposto atropelamento, mas constatou que o animal estava ferido por tiros de chumbinho — Foto: Prefeitura de Vera Cruz e ONG GAPA

A Vigilância Sanitária de Vera Cruz, na região dos Vales, atendeu a duas ocorrências de morte de cães com fortes indícios de maus-tratos nesta terça-feira (3). Ao todo, seis animais foram encontrados mortos. Os casos estão sendo investigados com o apoio da Brigada Militar (BM) e da Polícia Civil.

O primeiro registro aconteceu na localidade de Linha Cipriano, na zona rural do município. Após a denúncia de uma moradora, uma equipe da Vigilância Sanitária foi ao local e encontrou um cão morto por enforcamento, em um ato descrito como de extrema crueldade. Um Boletim de Ocorrência foi registrado para que a Polícia Civil investigue o caso.

A segunda ocorrência foi na ERS-412, na ponte que faz divisa entre Vera Cruz e Santa Cruz do Sul. No local, cinco cães mortos foram encontrados em meio à vegetação, após terem sido arremessados da estrutura.

Desde o início do ano, outros municípios da região dos Vales registraram episódios de violência contra animais. Em Encantado, uma mulher de 59 anos foi presa em flagrante na segunda-feira (2) por maus-tratos e omissão de socorro a um cachorro.

Na semana passada, um homem foi preso em Venâncio Aires após ser identificado por câmeras de segurança como o autor da morte de um cão por enforcamento. Em Encruzilhada do Sul, um homem foi preso por atropelar intencionalmente dois cachorros, causando a morte de um deles.

Em Santa Clara do Sul, um cachorro foi baleado também na segunda-feira. A BM foi acionada para um suposto atropelamento, mas constatou que o animal estava ferido por tiros de chumbinho. Ele foi socorrido e permanece internado. Outro caso, em Sobradinho, segue em investigação após um cão morrer com um corte no pescoço.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp