Mar Cristalino de Ipanema ‘Revela’ Laje de Santo Antônio: Beleza Natural e Atração para Surfistas

mar-cristalino-de-ipanema-revela-laje-de-santo-antonio3A-beleza-natural-e-atracao-para-surfistas

Mar cristalino de Ipanema ‘revela’ Laje de Santo Antônio; VÍDEO

Formação rochosa é refúgio natural de peixes e outros organismos e destino de surfistas em busca da ‘onda mais fotogênica do Rio’.

Mar cristalino de Ipanema ‘revela’ Laje de Santo Antônio

O mar cristalino do último fim de semana no Rio de Janeiro “revelou” uma formação rochosa que abriga uma diversidade de vida marinha e atrai surfistas em busca da “onda mais fotogênica do Rio”.

Imagens feitas com um drone no último domingo (1º) pelo Instituto Mar Urbano mostraram águas azuis e transparentes que permitiram visualizar com nitidez a Laje de Santo Antônio, ou o Slab de Ipanema.

O pedregulho fica a cerca de 350 metros da arrebentação, na altura do Posto 8, e tem entre 6 e 18 metros de profundidade.

A Laje de Santo Antônio fica a 350 metros da Praia de Ipanema — Foto: Ricardo Gomes / Instituto Mar Urbano

O registro foi feito pelo biólogo-marinho Ricardo Gomes, presidente do Instituto Mar Urbano, durante a expedição Águas Urbanas, projeto que chega ao 4º ano documentando ambientes submersos do litoral carioca.

“Essas imagens reforçam a importância de conhecer e proteger os ambientes marinhos. Mesmo próxima à praia, a Laje de Santo Antônio é pouco conhecida para a maioria da população. Ela funciona como um refúgio natural para peixes e outros organismos, contribuindo para a manutenção da biodiversidade em uma região marcada por uma intensa pressão urbana”, afirmou Gomes.

A formação não é nova: há anos surfistas e bodyboarders nadam até ela. Em dias específicos de ondulação, especialmente no inverno e durante ressacas, a laje gera ondas tubulares e muito curtas, consideradas técnicas e de alto risco, que facilmente passam de 2 metros de altura.

A Laje de Santo Antônio fica em frente a um dos cartões-postais do Rio, com o Morro Dois Irmãos e a Pedra da Gávea ao fundo. Por isso, um tubo ali é frequentemente citado por praticantes do esporte como a “onda mais fotogênica do Rio”.

Surfistas relatam que a onda pode quebrar tanto para a direita quanto para a esquerda, mas que a direita é a mais procurada. O fundo é de pedra, característica típica de slabs — ondas que quebram de forma rápida e pesada sobre fundo raso —, o que aumenta o risco de acidentes.

Segundo relatos de surfistas em vídeos publicados na internet, o local exige experiência e conhecimento do mar. Há registros de quedas fortes e longos períodos sob a água, o que faz com que a Laje de Santo Antônio seja encarada apenas por atletas mais preparados.

Mapa mostra onde fica o Slab de Ipanema — Foto: Infografia: Dhara Pereira/de

Mar limpo ‘revelou’ o Slab de Ipanema — Foto: Ricardo Gomes / Instituto Mar Urbano

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp