Hugol é pioneiro em oferecer urgência em urologia

O Hospital de Urgências Governador Otávio Lage de Siqueira (Hugol) é o primeiro hospital público de Goiás a oferecer o serviço de urgência em urologia, com médico urologista em plantão presencial 24 horas por dia. “Isso quer dizer que a qualquer momento que um caso grave de urgência urológica chegar haverá um urologista de plantão para recebê-lo, fazer o diagnóstico e o tratamento dentro da unidade. Nos casos de trauma grave do sistema urogenital, a taxa de salvamento de órgãos (rins) é claramente maior quando se tem presente o urologista para tratar o caso”, explica o supervisor médico da urologia do hospital, Bernardo Barreira.

Vítima de traumatismos múltiplos devido a um atropelamento, José Gentil Ferreira ficou internado no Hugol durante 100 dias. Em sua alta hospitalar, o senhor de 75 anos relatou que ficou muito satisfeito com o atendimento da unidade.

Conforme explica o supervisor médico da urologia, o paciente teve uma longa permanência no hospital devido, primeiramente, à gravidade de suas lesões, e também em razão de complicações devido ao histórico clínico anterior, exigindo atendimento com diversas especialidades médicas.


Estatísticas do trânsito

O Hugol realizou 5.643 atendimentos a vítimas de acidentes de trânsito na Urgência e Emergência, no período de janeiro a dezembro de 2016. Desses, 62% foram acidentes com motocicletas, 28% com outros veículos e 10% consistiram em atropelamentos. Os atendimentos de acidente de trânsito demandam, geralmente, procedimentos cirúrgicos em ortopedia/traumatologia, que no período de julho de 2015 a dezembro de 2016 somaram 8.595. Esse número representa 42% do total de procedimentos cirúrgicos realizados pelo hospital.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Meteorologia prevê chuvas volumosas para boa parte do país

O fim de semana terá condições favoráveis a chuvas volumosas nas regiões Norte, Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste do Brasil. Segundo boletim divulgado hoje (22), em Brasília, pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), um alerta de chuvas intensas foi emitido para a região que vai do Amazonas, passando por Rondônia, Mato Grosso, norte do Mato Grosso do Sul, sul do Tocantins, Goiás, Pará, Minas Gerais e sul da Bahia.  

Para essas áreas o alerta é de chuva com volume entre 30 e 60 milímetros por hora (mm/h) ou 50 e 100 mm/dia, com ventos intensos entre 60-100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e de descargas elétricas.

Além disso, também estão previstas chuvas com volume entre 20 e 30 mm/h ou até 50 mm/dia e ventos intensos que podem chegar até a 60 km/h.  

As pancadas podem ocorrer no Acre e Amazonas; sul do Pará, Maranhão, Piauí, Tocantins e Bahia. Chuvas com o mesmo volume são esperadas para o Mato Grosso do Sul, norte de São Paulo, sul de Minas Gerais, Espírito Santo e Rio de Janeiro.

Risco reduzido

Há baixo risco de corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

A Meteorologia também alerta para a ocorrência de acumulado de chuvas no litoral sul paulista, em todo o litoral paranaense e no litoral norte de Santa Catarina. Nessas regiões estão previstas chuvas entre 20 a 30 mm/h ou até 50 mm/dia. Há baixo risco de alagamentos e pequenos deslizamentos em cidades com essas áreas de risco. 

Para a região que abrange a faixa leste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano, até Sergipe, o Inmet informou sobre a tendência de que uma zona de Convergência do Atlântico Sul se configure a partir de sábado, 23, podendo persistir até terça-feira (26), o que poderá ocasionar volumes expressivos de chuva.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp