Maus-tratos em embarcação: animais resgatados em Belém

maus-tratos-em-embarcacao3A-animais-resgatados-em-belem

Maus-tratos contra animais: porcos, bode, cabra e galinha são resgatados de embarcação em Belém

Oito animais foram encontrados em situação de maus-tratos dentro de embarcação vinda de Cachoeira do Arari, no Marajó. O caso será encaminhado à Delegacia de Meio Ambiente.

Oito animais são resgatados de embarcação irregular na Feira do Açaí, em Belém

Oito animais em situação de maus-tratos foram resgatados nesta terça-feira (3) dentro de uma embarcação que saiu de Cachoeira do Arari, no Marajó, e atracou na Feira do Açaí, em Belém.

A Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal informou que deve registrar o caso na Delegacia Especializada de Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa). Ninguém foi preso.

De acordo com a Prefeitura de Belém, cinco porcos, um bode, uma cabra e uma galinha estavam sem acesso a água e comida, expostos ao sol e mantidos em ambiente sujo, com presença de fezes. Alguns animais estavam debilitados e apresentavam magreza extrema.

Os caprinos estavam amarrados com cordas curtas, que impediam a locomoção, e apresentavam problemas como inflamação nos cascos e com o tamanho das unhas grandes de forma excessiva, o que dificultava a locomoção. Os suínos estavam em local insalubre e a galinha foi encontrada pendurada pelas pernas.

Os animais também dividiam espaço na embarcação com outras cargas, incluindo botijões de gás, considerados materiais explosivos, aumentando a situação de risco.

O resgate foi realizado pelo Grupamento Ambiental da Guarda Municipal de Belém, em ação integrada com a Secretaria Municipal de Zeladoria e Conservação Urbana, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico (Sedcon) e a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal (Sepda).

Após a ação, os animais foram encaminhados à Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA) pelo Serviço de Zoonoses da Prefeitura de Belém, onde receberam atendimento veterinário.

Após os cuidados iniciais, eles deverão ser encaminhados a um sítio localizado no distrito de Outeiro, onde ficarão sob acolhimento e acompanhamento. Por se tratar de crime ambiental, a Secretaria Municipal de Proteção e Defesa Animal informou que irá registrar ocorrência junto à Delegacia Especializada de Meio Ambiente e Proteção Animal (Demapa), que ficará responsável pela investigação do caso.

VÍDEOS COM AS PRINCIPAIS NOTÍCIAS DO PARÁ

Acesse outras notícias do estado no DE.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp