PRF intercepta veículo com macaco-prego em BR-040 e prende condutor por receptação e transporte ilegal de animal silvestre

prf-intercepta-veiculo-com-macaco-prego-em-br-040-e-prende-condutor-por-receptacao-e-transporte-ilegal-de-animal-silvestre

Durante a operação de fiscalização na BR-040, os agentes da PRF pararam um veículo suspeito e ao fazerem uma vistoria, encontraram o macaco-prego dentro do porta-malas. Além disso, após consulta aos sistemas, foi constatado que o carro havia sido roubado em Brasília.

O condutor do veículo, um homem de 38 anos, informou aos policiais que havia comprado o animal em uma feira no Distrito Federal e que estava levando o macaco-prego para sua casa em Paracatu. Ele foi preso em flagrante pelo crime de receptação, transporte ilegal de animal silvestre e ainda por dirigir sem habilitação.

O macaco-prego foi encaminhado para o Ibama, onde receberá os cuidados necessários antes de ser reintegrado à natureza. Segundo a PRF, a espécie é comumente alvo do tráfico de animais silvestres devido à sua popularidade como animal de estimação exótico.

A PRF alerta sobre os riscos e ilegalidades envolvidos no comércio ilegal de animais silvestres. Além de contribuir para o desequilíbrio ambiental, a captura e transporte desses animais sem autorização podem acarretar em penalidades severas para os infratores.

O resgate do macaco-prego e a apreensão do veículo roubado são exemplos do trabalho contínuo da PRF no combate a crimes ambientais e no combate ao roubo de veículos. A ação dos agentes resultou na proteção de uma espécie ameaçada e na recuperação de um bem que havia sido subtraído ilegalmente de seu legítimo proprietário.

A população pode colaborar denunciando casos de tráfico de animais silvestres e outras atividades ilegais através do número de emergência 191 da PRF. A conscientização e a fiscalização são essenciais para a preservação da fauna e da flora brasileira, garantindo um ambiente saudável para as futuras gerações.

A PRF reforça a importância de respeitar as leis ambientais e de combater o tráfico de animais silvestres, protegendo assim a biodiversidade e promovendo a preservação de espécies ameaçadas. A atuação firme e comprometida dos agentes é fundamental para garantir a segurança e o bem-estar dos animais e do meio ambiente como um todo.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp