Operação Especial de Transporte Público para o Carnaval de São Paulo 2026

operacao-especial-de-transporte-publico-para-o-carnaval-de-sao-paulo-2026

São Paulo terá ônibus e metrô com operação especial no pré-carnaval e durante o feriado de 2026, atendendo aos milhões de foliões que são esperados para os blocos de rua e desfiles das escolas de samba. A cidade de São Paulo terá uma operação especial de transporte público durante o pré-carnaval e o carnaval de 2026. A SPTrans e o Metrô anunciaram mudanças que incluem linhas especiais de ônibus, funcionamento ininterrupto do metrô durante a madrugada e reforço de equipes de segurança e atendimento.

O Metrô de São Paulo terá uma operação especial neste fim de semana de pré-carnaval, dias 7 e 8 de fevereiro. Entre o sábado e o domingo, o sistema vai operar 24 horas, com todas as estações abertas para embarque e desembarque durante a madrugada. A expectativa é de um público superior a 2 milhões de pessoas apenas nesse fim de semana. Blocos como Bicho Maluco Beleza, de Alceu Valença, e Forrozin devem reunir mais de 1 milhão de foliões no sábado. No domingo, o destaque é o Monobloco, que também deve atrair mais de 1 milhão de pessoas.

Nos fins de semana de 7 e 8, 14 e 15, e 21 e 22 de fevereiro serão realizados desfiles de blocos carnavalescos em todas as regiões da capital, com monitoramento em tempo real da operação dos ônibus pela SPTrans. Técnicos estarão nas ruas para orientar motoristas e passageiros, ajustando trajetos sempre que necessário. Durante os dias de desfile das escolas de samba no Sambódromo do Anhembi, a SPTrans ativará linhas especiais de ônibus que farão a ligação direta entre o local e estações do Metrô.

A prefeitura informou que devido à grande concentração de blocos nas regiões centrais, as linhas Paulistar 1, 2 e 3 não operarão nos dias 8, 15 e 22 de fevereiro, sendo retomadas no dia 1º de março. Além disso, nos dias de operação especial devido ao carnaval, haverá reforço no número de funcionários, equipes de segurança, manutenção e bilheteria no metrô. As estações terão plantões para conserto de máquinas de autoatendimento e kits de primeiros socorros nos trechos mais movimentados.

Durante os desfiles, vans do serviço Atende+, voltadas para pessoas com mobilidade reduzida, estarão disponíveis. No domingo, 15 de fevereiro, as viagens de ônibus serão gratuitas durante todo o dia devido ao programa Domingão Tarifa Zero. Em estações com grande concentração de foliões, como Palmeiras-Barra Funda e República, serão instaladas grades direcionais e bolsões de segurança. Na estação República, alguns acessos poderão ser fechados temporariamente durante os desfiles de blocos, com reabertura conforme a necessidade. Esteja preparado para aproveitar o pré-carnaval e feriado de 2026 em São Paulo!

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp