Esporte dos desdentados: entenda por que há tantos sorrisos sem dentes no hóquei no gelo
Modalidade, que estreia em Milão-Cortina nesta quinta-feira, é conhecida pelo contato físico intenso entre os jogadores, que costumam ostentar a boca banguela como marca de resistência
Gols, brigas e perdas de dente; veja curiosidades sobre o hóquei no gelo
[https://s02.video.glbimg.com/x240/14282009.jpg]
Gols, brigas e perdas de dente; veja curiosidades sobre o hóquei no gelo
O hóquei no gelo é conhecido por ser um esporte violento. O contato físico é intenso entre os jogadores, que por vezes acabam entrando em brigas durante a partida. Discos de hóquei podem viajar a velocidades superiores a 160 km/h, e tacos, cotovelos e outros equipamentos podem facilmente causar lesões, principalmente no rosto. É comum ver os atletas sorrirem para a câmera sem os dentes. Em vez de ser motivo de vergonha, ser um desdentado se tornou uma marca de resistência e de orgulho para os atletas. A modalidade vai estrear nos Jogos Olímpicos de Inverno em Milão-Cortina nesta quinta-feira.
– Às vezes, é uma marca de honra ter passado pela luta lá fora e ter perdido um dente ou ter lascado um dente. É apenas uma mentalidade diferente – disse o dentista da equipe do Boston Bruins em entrevista ao New York Times.
Os jogadores de hóquei no gelo não tinham o costume de usar proteções no rosto. Era uma forma de mostrar para os adversários o quanto eram “durões” em quadra. Hoje em dia, no entanto, os atletas já usam viseiras parciais ou grades completas. O capacete passou a ser obrigatório e alguns optam por colocar também protetor bucal. Mas ainda existe a “ostentação” dos desdentados. Nesse esporte, não ter alguns dentes é muitas vezes uma demonstração de força.
Há muitas formas de perder os dentes no hóquei no gelo: cotoveladas, contato com os tacos, brigas, esbarrões ou até mesmo uma pancada do disco no rosto. Por isso, as equipes profissionais normalmente têm dentistas disponíveis na hora dos jogos. Como é comum sofrer esse tipo de lesão, os jogadores preferem colocar uma prótese temporária no lugar do dente perdido, em vez de optar por um novo. Implantes, por exemplo, são arriscados em um esporte de muito contato.
– Se a lesão acontecer novamente e você tiver com o dente novo colocado no lugar do antigo e ele quebrar, pode realmente quebrar a base. Isso poderia exigir uma cirurgia grande. Você tenta não chegar a esse ponto. Os caras vão consertar pequenos pedaços dos dentes. Mas se você colocar um dente inteiro novo ali, ele pode quebrar a base se você sofrer outro impacto nele – disse Patrick Brown, jogador do Boston Bruins.
Então, ser desdentado não é apenas um ato de coragem dentro da quadra, mas também uma segurança para a saúde dental. Além dos contatos involuntários durante o jogo, é comum ver jogadores dando socos no adversário. As brigas, claro, não são tecnicamente permitidas, mas a NHL – principal liga de hóquei do mundo – tem uma cultura tolerante para confrontos corpo a corpo.
O árbitro da partida só separa a luta quando um dos envolvidos cair no chão. Após o confronto, os dois são obrigados a ficarem no banco por 5 minutos. Nas Olimpíadas de Inverno, no entanto, esse tipo de confronto não será permitido.




