Tenistas estrangeiros são denunciados por racismo em Itajaí: casos preocupantes!

tenistas-estrangeiros-sao-denunciados-por-racismo-em-itajai3A-casos-preocupantes

Dois tenistas estrangeiros foram denunciados por injúria racial e incitação ao preconceito após imitarem e ofenderem um funcionário de um clube em Itajaí, Santa Catarina. Os crimes aconteceram durante uma partida contra uma dupla brasileira em janeiro. Os atletas em questão, um venezuelano e um colombiano, foram presos após a competição.

Após a denúncia feita pelo Ministério Público de Santa Catarina (MPSC) nesta quinta-feira (5), os tenistas estrangeiros agora aguardam a análise do Poder Judiciário para serem aceitos como réus. O venezuelano foi denunciado por incitação ao preconceito racial, tendo feito gestos imitando um macaco em direção ao público, e o colombiano por injúria racial, após ofender um funcionário do clube chamando-o de termos racistas.

As atitudes racistas dos tenistas estrangeiros foram prontamente registradas por espectadores que acionaram a polícia, resultando na prisão dos atletas no mesmo dia dos crimes, assim que deixaram o local do jogo. Após passarem por audiência de custódia, ambos foram soltos, porém com medidas restritivas, como proibição de sair de Itajaí por mais de sete dias sem autorização judicial, apreensão de passaportes e monitoramento eletrônico.

A Polícia Federal e as embaixadas dos países de origem dos tenistas, Venezuela e Colômbia, foram comunicadas sobre o caso pela justiça catarinense. A pena solicitada pelo MPSC para o venezuelano e o colombiano foi de indenizações de R$ 15 mil e R$ 5 mil, respectivamente, destinadas ao Fundo para Reconstituição de Bens Lesados (FRBL) para subsidiar projetos em prol da igualdade racial.

Esses casos de injúria racial e incitação ao preconceito racial são preocupantes e precisam ser combatidos com rigor. A atitude dos tenistas estrangeiros reflete um comportamento inaceitável e prejudicial para a sociedade como um todo. A justiça precisa agir de forma firme para coibir e punir atos de racismo em qualquer ambiente, incluindo competições esportivas. A conscientização e educação sobre a importância da diversidade e respeito são essenciais para promover uma sociedade mais justa e igualitária.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp