Por que a população dos EUA teve ‘freio histórico’ no crescimento e quais consequências isso pode ter

por-que-a-populacao-dos-eua-teve-freio-historico-no-crescimento-e-quais-consequencias-isso-pode-ter

A taxa de crescimento populacional nos Estados Unidos caiu para 0,5% entre julho de 2024 e junho de 2025, representando uma queda significativa, conforme estimativas do Departamento do Censo dos EUA. Esse declínio é considerado histórico e uma das taxas mais baixas desde o início do século 20, incluindo períodos como a Grande Depressão e a pandemia de Covid-19. Historicamente, o país tem mantido uma expansão populacional constante ao longo dos anos.

Na década de 1950, durante o ‘Baby Boom’, a taxa média de crescimento populacional foi de 1,8%, enquanto nos anos 90 era de 1,2%, diminuindo para 1% no início do século atual. Com exceção de um breve declínio entre julho de 1917 e junho de 1918, devido à combinação de fatores como a gripe espanhola e a Primeira Guerra Mundial, a população dos EUA sempre cresceu.

Recentemente, o crescimento populacional atingiu um dos níveis mais baixos durante a pandemia, caindo para 0,2% em 2021 devido a fatores como aumento da mortalidade e redução forçada da imigração. A redução no crescimento atual é atribuída principalmente à queda na migração internacional líquida, de acordo com o Departamento do Censo dos EUA, passando de 2,7 milhões em 2023-2024 para 1,3 milhão em 2024-2025, uma redução significativa.

Os esforços para restringir a entrada de estrangeiros nos EUA, como endurecimento de requisitos para vistos e solicitações de asilo, juntamente com a campanha de deportação liderada por Donald Trump, contribuíram para a diminuição no crescimento populacional. A queda de tentativas de entrada no país é evidente nas estatísticas, com uma redução de 12% em 2025 em comparação com o ano anterior.

Os especialistas alertam para consequências econômicas desse declínio, prevendo desaceleração no emprego e crescimento, podendo resultar em uma população americana menor e mais idosa. O impacto da diminuição da imigração sobre a economia é destacado, ressaltando a importância dos imigrantes na mão de obra e no estímulo ao consumo, alertando sobre possíveis efeitos negativos no PIB e na força de trabalho do país.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp