Estatísticas alarmantes revelam o aumento de maus-tratos a animais no Ceará

estatisticas-alarmantes-revelam-o-aumento-de-maus-tratos-a-animais-no-ceara

Maus-tratos a animais ganham destaque como o segundo tipo de denúncia mais comum no Ceará, ficando atrás apenas do tráfico de drogas. De acordo com dados da Secretaria da Segurança Pública e Defesa Social (SSPDS), em 2025 foram registrados 2.839 casos, o que representa um aumento significativo de 65,1% em comparação ao ano anterior.

Isso se traduz em uma média de 3 casos por dia de maus-tratos contra animais no estado do Ceará. As denúncias anônimas relacionadas a esses crimes também tiveram um crescimento notável em 2025, conforme informações do Disque-Denúncia 181, ligado à SSPDS. O total de 2.839 denúncias representa um aumento de 65,1% em comparação com 2024.

As estatísticas revelam que as denúncias sobre maus-tratos a animais estão logo atrás daquelas relacionadas ao tráfico de drogas. Apenas no mês de janeiro de 2026, houve um crescimento alarmante de 133,8% no número de registros em comparação com o mesmo período do ano anterior, passando de 148 para 346 denúncias.

Em relação ao total de denúncias recebidas pelo Disque-Denúncia 181 no ano de 2025, as ocorrências de maus-tratos a animais ocuparam o segundo lugar, representando 21,4% do total. O primeiro lugar é ocupado pelo tráfico de drogas, com 4.839 denúncias, correspondendo a 36,4% do total.

Na sequência, outros tipos de ocorrências mais reportadas foram porte ou posse ilegal de arma de fogo e crime ambiental, com 560 e 544 denúncias, respectivamente. As denúncias de armas de fogo representam 4,2% do total, enquanto as de crime ambiental correspondem a 4,1%.

Para denunciar casos de resgates de animais e crimes ambientais no Ceará, as autoridades competentes disponibilizam diferentes canais de comunicação. Dentre eles, estão o Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Ceará, o Batalhão de Polícia de Meio Ambiente e a Delegacia de Proteção ao Meio Ambiente.

O delegado titular da DPMA, Wilson Campelo, destaca a importância da participação da população nas denúncias, ressaltando que a colaboração da sociedade tem sido essencial para identificar, investigar e indiciar pessoas envolvidas em crimes de maus-tratos contra animais. A denúncia anônima é fundamental para dar voz às vítimas indefesas.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp