Cidades de Goiás recebem o espetáculo circense “Que bom que você veio”

Em abril, diversas cidades de Goiás receberão o espetáculo circense “Que bom que você veio”, dirigido por Herman Gene (Espanha) e encenado pela atriz Rose Battistella. A peça conta a história da atrapalhada palhaça Ximbica Lu Sandra da Silva, que está à procura de seu grande amor. Entre palhaçadas, magias, truques e números circenses, ela já viajou o mundo e desbravou os lugares mais distantes, mas até então não encontrou seu príncipe encantado.

Patrocinado pela empresa AKZONOBEL através da Lei de Incentivo à Cultura (Rouanet), do Ministério da Cultura, o projeto será apresentado em cinco estados do Norte e Centro Oeste do país, circulando por 50 cidades no total. Em Goiás, foram escolhidas as cidades de Palmelo, Lagoa Santa, Baliza, Cachoeira de Goiás, Teresina de Goiás, Cocalzinho de Goiás, São Francisco de Goiás, Nova América, Guaraíta e Luis Alves. Em seguida, o espetáculo será apresentado no Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia e Acre.

O espetáculo “Que Bom que você Veio” estreou em 2014 e já percorreu 20 mil km em três estados brasileiros: Maranhão, Minas Gerais e São Paulo. Levou arte gratuita para cidades menos favorecidas, com renda média abaixo do IBGE. Muitas dessas pessoas nunca haviam visto teatro antes e se emocionaram com as peripécias da palhaça Ximbica.

Esse projeto teve seu roteiro pensado entre a atriz Rose Battistella e Hernán Gené, que a dirigiu em Madrid. A preocupação maior sempre foi criar uma obra simples, divertida, que pudesse ser apresentada em qualquer espaço, rua, praça, escola, salão de comunidade ou num teatro italiano.

Como o espetáculo tem muita interação com o público, ele se sente parte do mesmo, e essa troca aproxima as pessoas da comunidade. Em todas as apresentações o público vai construindo a história com a palhaça Ximbica, e passa por vários sentimentos e sensações: com os números de magia, tem reações de espanto, de riso, de compartilhamento de sua ingenuidade e de seu romantismo.

Os locais e horários das apresentações serão divulgadas na página.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Comediante tem shows cancelados após piada sobre enchentes no Rio Grande do Sul

O comediante Abner Dantas teve seus shows em Canoas e Novo Hamburgo, marcados para os dias 27 e 28 de novembro, cancelados após publicar um vídeo polêmico nas redes sociais. Na publicação, Dantas fez uma piada de mau gosto sobre as enchentes que devastaram o Rio Grande do Sul no primeiro semestre deste ano, causando a morte de mais de 170 pessoas.

No vídeo, o humorista utilizou filtros de rede social e simulou uma pessoa se afogando, enquanto convidava o público para suas apresentações. Ele ainda escreveu na legenda: “Assim como vocês tiveram que construir novas casas, eu estou construindo o meu show solo e vou testá-lo dia 27 em Canoas e 28 em Novo Hamburgo”.

A postagem foi duramente criticada por internautas, que classificaram o conteúdo como insensível e desrespeitoso. Comentários como “Quando não se tem talento, usa-se a apelação” e “Respeite quem passou por essa tragédia” foram comuns.

Diante da repercussão negativa, Dantas publicou um vídeo de desculpas, mas manteve um tom irônico ao aparecer vestido de mergulhador e salva-vidas. Ele afirmou que gostaria de se desculpar pessoalmente com o público gaúcho, mas a tentativa não foi bem recebida.

O Buteco Comedy Bar, onde os shows aconteceriam, anunciou o cancelamento das apresentações. Em nota, o estabelecimento repudiou a abordagem de Dantas e destacou o impacto das enchentes na região, que afetaram diretamente funcionários e familiares dos proprietários.

Felipe Vacilotto, sócio do Buteco Comedy, declarou que a decisão foi imediata: “Assim que vimos a postagem, decidimos na hora cancelar. Mandamos uma mensagem para a produção.” As apresentações foram oficialmente suspensas e a venda de ingressos retirada do ar.

 

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp