Selo bronze de alfabetização em Bragança Paulista e Lavrinhas: desafios e oportunidades para a Educação em 2025

selo-bronze-de-alfabetizacao-em-braganca-paulista-e-lavrinhas3A-desafios-e-oportunidades-para-a-educacao-em-2025

Bragança Paulista e Lavrinhas recebem o selo bronze de alfabetização em 2025, de acordo com os dados divulgados pelo Governo Federal por meio do Indicador Criança Alfabetizada. Esse indicador analisa o nível de alfabetização das crianças ao final do 2º ano do ensino fundamental e classifica os municípios com selos ouro, prata ou bronze com base no desempenho apresentado. No entanto, os resultados colocaram esses dois municípios abaixo da média regional, que é composta por cidades que se destacam no patamar mais elevado da avaliação.

Na comparação regional, Bragança Paulista se destaca por regredir de categoria, passando do selo ouro conquistado em 2024 para o selo bronze na avaliação mais recente. Já Lavrinhas e Igaratá não foram avaliadas no ano anterior, impossibilitando a apresentação da evolução de seus indicadores. Enquanto isso, a maioria das cidades do Vale do Paraíba e Litoral Norte mantiveram ou melhoraram seus índices de alfabetização, conforme listado a seguir:

– Aparecida: Prata
– Arapeí: Prata
– Areias: Prata
– Atibaia: Prata
– Bananal: Ouro
– Bom Jesus dos Perdões: Prata
– Caçapava: Prata
– Cachoeira Paulista: Prata
– Campos do Jordão: Ouro
– Canas: Prata
– Caraguatatuba: Prata
– Cruzeiro: Ouro
– Cunha: Ouro
– Guaratinguetá: Prata
– Jacareí: Ouro
– Jambeiro: Prata
– Joanópolis: Prata
– Lagoinha: Ouro
– Lorena: Prata
– Monteiro Lobato: Prata
– Natividade da Serra: Ouro
– Nazaré Paulista: Ouro
– Paraibuna: Prata
– Pindamonhangaba: Ouro
– Piquete: Ouro
– Piracaia: Prata
– Potim: Prata
– Queluz: Ouro
– Redenção da Serra: Ouro
– Roseira: Ouro
– Santa Branca: Ouro
– Santo Antônio do Pinhal: Ouro
– São José do Barreiro: Ouro
– São José dos Campos: Ouro
– São Luiz do Paraitinga: Ouro
– São Sebastião: Ouro
– Silveiras: Prata
– Taubaté: Ouro
– Tremembé: Ouro
– Vargem: Prata

O selo bronze recebido por Bragança Paulista e Lavrinhas indica que esses municípios não atingiram as metas estabelecidas para a alfabetização no período avaliado. Diante desse cenário, a Secretaria de Educação desses locais pode adotar medidas como planos de reforço pedagógico, formação de professores e acompanhamento mais próximo das escolas, a fim de reverter esse quadro nas próximas edições do indicador.

As prefeituras de Bragança Paulista e Lavrinhas foram contatadas pelo DE para comentar a avaliação, e aguardamos retorno. Além disso, a reportagem tentou contato com as administrações de Ubatuba, ausente nas avaliações dos últimos dois anos, e de São Bento do Sapucaí, que não participou da avaliação de 2025. Esta é uma situação crucial para entender os desafios e oportunidades de alfabetização nessas regiões.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp