Maior apreensão de cocaína em SC: PRF desmantela esquema logístico

maior-apreensao-de-cocaina-em-sc3A-prf-desmantela-esquema-logistico

Operação mira em responsáveis por maior carga de cocaína já apreendida em SC

Investigação está ligada ao flagrante de 1,3 tonelada de cocaína em um caminhão em Itajaí, em novembro de 2024. Ação visa organizadores e financiadores do esquema.

Caminhão com 1,3 tonelada de cocaína: PRF faz maior apreensão da história em SC

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado em Santa Catarina (Ficco) deflagrou, na manhã desta terça-feira (10), uma operação para desarticular o grupo logístico por trás da maior apreensão de cocaína já registrada no estado, segundo a Polícia Federal. A ação cumpre 4 mandados de prisão e 10 de busca visando organizadores e financiadores do esquema.

A apreensão ocorreu em 6 de novembro de 2024, na BR 101, em Itajaí, no Litoral Norte, quando a PRF localizou 1,3 tonelada de cocaína no baú de um caminhão. Na ocasião, a droga foi apreendida e o caminhoneiro preso em flagrante.

Com a investigação sobre o caso, as autoridades identificaram outros envolvidos ligados ao tráfico internacional de drogas. Entre eles, “elos financeiros e logísticos supostamente conectados à remessa, cujos desdobramentos são alvo desta nova operação”, informou a Polícia Federal.

A apreensão ocorreu na BR-101, em Itajaí. Segundo a PRF, o condutor estava sozinho e transportava volume significativo de guaranis (dinheiro paraguaio) e chegou a dizer que levava telefones celulares na carga, o que não foi comprovado. A carreta saiu de Foz do Iguaçu (PR), a cerca de 845 km do local da abordagem, e a suspeita é de que o destino da droga seria o mercado internacional, por meio de exportação pelo Porto de Imbituba, no Litoral Sul.

A Ficco é uma força-tarefa da Polícia Federal brasileira que integra também a Polícia Civil, Militar, Rodoviária Federal e Penal. As ações combatem o crime organizado, focando no tráfico de drogas e armas, desarticulação financeira e lavagem de dinheiro de facções.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp