Hugo Motta afirma que candidatura presidencial de Tarcísio está cada vez mais distante

hugo-motta-afirma-que-candidatura-presidencial-de-tarcisio-esta-cada-vez-mais-distante

O presidente da Câmara dos Deputados, Hugo Motta (Republicanos-PB), declarou que a possível candidatura à Presidência do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Repúblicanos), ‘está cada vez mais distante’. Ele ainda afirmou que seu partido, até então, não definiu quem apoiará na corrida presidencial. Motta também adiantou que aguardará por uma definição mais clara dos cenários para tomar uma posição nas eleições.

Durante sua participação virtual na conferência do banco BTG Pactual, realizada em São Paulo, Motta destacou: ‘Vejo que esse cenário está cada vez mais distante. Penso que Tarcísio já sinaliza e anuncia que o seu projeto deve ser de reeleição em São Paulo […], e o senador Flávio (Bolsonaro) se consolidando como candidato do PL’. O deputado ressaltou a incerteza sobre o nome que o PSD apresentará no pleito e observou as movimentações dos partidos de centro.

O presidente da Câmara dos Deputados ainda mencionou as sinalizações do ex-presidente Lula de querer dialogar com os partidos de centro, o que torna o cenário mais complexo. Motta enfatizou que é fundamental aguardar as definições dos partidos de centro para tomar uma posição. Ele afirmou que não é o momento de decidir para garantir a condução da presidência da Câmara com equilíbrio durante o ano eleitoral.

Em relação às eleições para o Congresso, Motta prevê que a taxa de reeleição se manterá em 40%, com um fortalecimento dos espectros políticos da direita e da esquerda, devido ao ambiente polarizado. Ele acredita que a cláusula de desempenho levará a uma redução dos chamados ‘partidos nanicos’, dificultando sua sobrevivência. O deputado nota que o Brasil tende a ter menos partidos representados no Congresso no futuro próximo.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp