Nível do Rio Pardo sobe 2,10 metros em Ribeirão Preto devido às chuvas: alerta de enchentes

nivel-do-rio-pardo-sobe-22C10-metros-em-ribeirao-preto-devido-as-chuvas3A-alerta-de-enchentes

Nível do Rio Pardo sobe 2 metros por causa das chuvas na região de Ribeirão Preto, SP

Régua instalada no Clube de Regatas marcou 2,81 metros nesta terça-feira (10), quando a média é de 0,70 centímetros. O instrumento serve para monitoramento.

O nível do Rio Pardo subiu 2,10 metros em Ribeirão Preto (SP) por causa das chuvas registradas desde o último fim de semana na região. Nesta terça-feira (10), a régua instalada às margens do Clube de Regatas registrou 2,81 metros — quando a média é de 0,70 centímetros.

O monitoramento funciona como um alerta antecipado. Quando a régua aponta elevação rápida do nível da água em razão das chuvas, o cenário indica risco de enchentes ou transbordamentos, principalmente em áreas mais baixas.

Apesar do aumento expressivo, a administração do Clube de Regatas informou que, para o rio transbordar, o nível precisaria atingir 4 metros, marca que não é registrada há cerca de 15 anos.

A previsão do tempo para esta terça-feira (10) indica continuidade das chuvas, com risco de temporais e alto volume de precipitação ao longo do dia, o que pode provocar nova elevação do nível do rio Pardo. Desde o início de fevereiro, Ribeirão Preto já registrou 84% do volume de chuva esperado para o mês inteiro.

O cenário é influenciado pela atuação da Zona de Convergência do Atlântico Sul (ZCAS), caracterizada por uma extensa faixa de nuvens carregadas que permanece sobre a região há vários dias consecutivos. De acordo com meteorologistas, Ribeirão Preto está em área de perigo, o nível mais elevado na classificação de risco para temporais. Além de Ribeirão Preto, as cidades de Restinga (SP), Nuporanga (SP) e Guaíra (SP) também devem registrar volumes elevados de chuva nesta terça-feira, com média de 26 milímetros de precipitação.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp