Cristo Redentor é iluminado pelo Dia da Internet Segura 2026
O Cristo Redentor, no Rio de Janeiro, foi iluminado nas cores azul e amarela na noite desta terça-feira (10) em celebração ao Dia da Internet Segura 2026. A ação simbólica aconteceu das 19h às 20h e faz parte de uma mobilização nacional e internacional voltada à promoção de um ambiente digital mais seguro e responsável.
A iluminação marca a abertura da 18ª edição do Dia da Internet Segura no Brasil, que ocorre até quarta-feira (11) em São Paulo. O evento reúne representantes do governo, empresas de tecnologia, pesquisadores e entidades da sociedade civil para discutir temas como a proteção de crianças e adolescentes na internet, a verificação etária on-line e o uso de inteligência artificial na criação de deepfakes.
Entre os principais assuntos da programação está a implementação do chamado ECA Digital, que entra em vigor em março e estabelece novas regras para a defesa de direitos de menores no ambiente online. Educação digital, cidadania na rede e os riscos de fragmentação da internet também estão na pauta.
O Dia da Internet Segura integra uma campanha global realizada em mais de 180 países. No Brasil, a iniciativa é organizada pela SaferNet Brasil, pelo NIC.br e pelo Comitê Gestor da Internet no Brasil (CGI.br).
A iluminação em azul e amarelo do Monumento ao Cristo Redentor marca o compromisso com a segurança online e a conscientização sobre temas importantes como a proteção de crianças e adolescentes na internet, a importância da verificação etária online e o combate aos deepfakes.
A celebração do Dia da Internet Segura 2026 pretende enfatizar a necessidade de um ambiente digital mais seguro e responsável, promovendo discussões e reflexões sobre a proteção dos usuários, especialmente os mais vulneráveis, no ambiente online. É uma oportunidade de reunir especialistas, autoridades e a sociedade civil em torno de estratégias e ações que visam garantir a segurança e a privacidade dos usuários da internet.




