Entenda o que é queratose, problema que acomete o presidente Lula

entenda-o-que-e-queratose2C-problema-que-acomete-o-presidente-lula

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva passou por um procedimento para extrair uma queratose no couro cabeludo em São Paulo. Segundo a Secretaria de Comunicação da Presidência, a queratose foi causada pela exposição ao sol e tratada com cauterização em uma clínica dermatológica. Existem três tipos de queratose: pilar, seborreica e actínica. A queratose actínica, associada à exposição solar, pode evoluir para câncer de pele.

A Sociedade Brasileira de Dermatologia alerta que a queratose actínica possui potencial de transformação em carcinoma de células escamosas. Como os efeitos da radiação UV são cumulativos, pessoas mais velhas são mais suscetíveis. A condição é mais comum em adultos e idosos de pele clara. Apesar de pré-cancerígena, apenas 10% das queratoses evoluem para carcinoma.

A queratose pilar se caracteriza por bolinhas ásperas em áreas como braços, coxas e bochechas. Já a seborreica são manchas benignas associadas ao envelhecimento. O tratamento eficaz para queratose geralmente envolve a remoção da lesão, podendo ser feita por métodos como cauterização. Portanto, é importante proteger a pele contra os danos causados pelo sol para prevenir o desenvolvimento desse problema dermatológico.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp