Descubra a maior espécie de arraia do mundo avistada em Santa Catarina: arraia-manta gigante com 7 metros de envergadura

descubra-a-maior-especie-de-arraia-do-mundo-avistada-em-santa-catarina3A-arraia-manta-gigante-com-7-metros-de-envergadura

A maior espécie de arraia do mundo foi avistada em uma ilha intocada de Santa Catarina durante um mergulho, e surpreendeu pela sua imponente presença. Com a capacidade de atingir até 7 metros de envergadura e pesar 1,8 toneladas, o animal é dócil e não apresenta o ferrão que é comum em outras espécies de arraias. O registro desse incrível encontro foi feito no Arquipélago de Moleques do Sul, localizado a 8 km da costa de Florianópolis.

A arraia-manta avistada é da espécie gigante, segundo o Instituto do Meio Ambiente de Santa Catarina (IMA/SC). O vídeo do momento viralizou após ser compartilhado pelo mergulhador Vitor Hugo nas redes sociais, mostrando o majestoso animal nadando tranquilamente em águas claras, próximo à costa. A sua presença próxima ao mergulhador causou admiração e fascínio, com a sensação de que a arraia parecia estar “planando”.

O professor Renato Freitas, do Departamento de Ecologia e Zoologia da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), confirmou que a arraia avistada era da espécie gigante, conhecida como arraia-manta. Ele destacou que existem três espécies principais de raias-manta gigantes, que estão entre os maiores peixes do mundo, podendo atingir até sete metros de largura. O biólogo Alberto Lindner ressaltou a inofensividade desses impressionantes animais, que podem ultrapassar as duas toneladas de peso e não possuem o ferrão comum em outras arraias.

Os registros da presença da arraia-manta no litoral de Santa Catarina são considerados raros, embora isso não signifique que o animal seja uma espécie em extinção. A doutora em oceanografia Andrielli Maryan Medeiros explicou que com a popularização dos drones e o aumento de pessoas registrando imagens, avistamentos como esse têm sido relatados com mais frequência. A raia-manta-gigante, apesar de não ser considerada rara, é uma espécie ameaçada de extinção, o que ressalta a importância do avanço no conhecimento e conservação desses majestosos animais marinhos.

A arraia-manta é um dos maiores peixes conhecidos, podendo atingir até sete metros de envergadura e pesar cerca de 1.800 quilos. Caracterizada pela boca terminal direcionada para frente, sem dentes na mandíbula superior, ela apresenta nadadeiras cefálicas em forma de chifres, que lhe conferem apelidos como peixe-diabo e morcego-do-mar. Com uma coloração variada e manchas únicas na parte inferior do corpo, a arraia-manta se alimenta de organismos planctônicos na coluna d’água, nadando lentamente e permitindo a aproximação de mergulhadores.

Apesar do seu tamanho impressionante, a arraia-manta é um animal dócil e de reprodução tardia, vivendo cerca de 20 anos. Entretanto, a presença desse incrível animal nas redes de pescadores tem colocado em risco a sua sobrevivência, levando a inclusão da espécie na lista de animais ameaçados no Estado de São Paulo. Com aproximadamente 500 tipos de arraias no mundo, sendo 46 delas encontradas no Brasil, a importância da proteção desses animais marinhos é evidenciada.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp