Bloco da Bicicletinha, em BH, reúne ciclofoliões com bikes ‘fantasiadas’, luzes e muito ‘som da caixinha’ em clima de balada na rua. O Bloco da Bicicletinha em BH reúne bikes ‘fantasiadas’, caixinhas de som e muita cor. Belo Horizonte também tem carnaval sobre duas rodas. O Bloco da Bicicletinha, que desde 2014 ocupa as ruas da capital mineira em clima de festa noturna, reuniu nesta quinta-feira (12) “ciclofoliões” fantasiados, cheios de luz e cor, e bikes estilizadas.
A concentração começou pouco depois das 20h na Avenida Carandaí, no bairro Funcionários, na Região Centro-Sul. A promessa era sair explorando as largas vias arborizadas da região central da cidade numa noite de clima bom para o pedal, sem chuva. Com o tema “De bike para o futuro”, em referência ao filme De Volta para o Futuro, o cortejo convidou os foliões a imaginar novos caminhos para a cidade, juntando carnaval com mobilidade urbana.
Lua Magalhães, uma das organizadoras do bloco, conta que tudo começou com um grupo que já estava habituado a fazer tudo de bicicleta. “A gente pensou ‘se a gente faz tudo de bicicleta, por que também não fazer festa?’. Se inspirando em muitas culturas pelo mundo que fazem tudo de bicicleta, transportam tudo, a gente começou a pegar baterias, sons, luzinhas e tentar montar com tudo que a gente precisava pra uma festa na rua”, afirma Lua. O Bloco da Bicicletinha se consolidou como um dos mais originais do Carnaval de BH.
Uma das novidades desta edição é o concurso Bici Sound System Alegórico. O folião mais criativo, com a bicicleta mais bem decorada e com caixa de som conectada à rádio online do bloco vai ganhar um prêmio de R$ 500. O resultado será anunciado na dispersão, na Praça Rui Barbosa, no Centro. Considerado um dos maiores blocos de bicicleta do país, tem ciclistas com todos os tipos de gostos musicais.
Criado em 2014, o Bloco da Bicicletinha se consolidou como um dos mais originais do Carnaval de BH. O cortejo, feito sobre bicicletas, reúne os chamados “ciclofoliões” e transforma ruas e avenidas numa grande festa. Considerado um dos maiores blocos de bicicleta do país, tem ciclistas com todos os tipos de gostos musicais. As bicicletas são decoradas com luzes, adereços e caixas de som acopladas, que tocam uma programação musical variada, com ritmos como axé, samba, funk, rock e MPB.
O Bloco da Bicicletinha se tornou símbolo da diversidade e da criatividade do carnaval de rua de Belo Horizonte, reunindo milhares de pessoas em uma celebração que mistura pedal, música e ocupação cultural das ruas. Tatiana Marques Ribeiro, estilista e frequentadora assídua do bloco, destaca a união dos amigos em torno da paixão pela bicicleta e pela festa. O Bloco da Bicicletinha é mais do que um bloco de carnaval, é uma celebração da mobilidade urbana e da cultura ciclística. Portanto, pedalando juntos para um futuro mais verde e festivo.




