Lady Gaga é acusada de comer carne humana na ilha de Jeffrey Epstein? #FAKE – entenda o que realmente aconteceu na foto artística

lady-gaga-e-acusada-de-comer-carne-humana-na-ilha-de-jeffrey-epstein3F-23fake-entenda-o-que-realmente-aconteceu-na-foto-artistica

Circula nas redes sociais uma foto que supostamente mostraria a cantora Lady Gaga comendo carne humana na ilha de Jeffrey Epstein (1953-2019), bilionário conhecido por sua ligação com uma vasta rede de tráfico sexual e de menores no início dos anos 2000. No entanto, isso é #FAKE. A imagem em questão mostra, na verdade, Lady Gaga interagindo com uma obra de arte performática.

A foto em questão foi publicada no Facebook em 4 de fevereiro e a legenda sugere que a cena retratada seria um ritual macabro. A imagem mostra a cantora americana com uma colher na boca ao lado do que parece ser um corpo coberto por um líquido escuro em uma bacia. Ao lado dela, a artista sérvia Marina Abramović aparece pegando o líquido com uma colher. No entanto, a realidade é bem menos sinistra.

Na verdade, a foto foi registrada em 27 de julho de 2013 durante um evento beneficente de artes em Nova York. As artistas estavam interagindo com uma obra de arte performática e não comendo carne humana na ilha de Epstein. Mesmo assim, a imagem circulou em diversas outras plataformas com legendas que a associam a rituais satânicos e à rede de crimes envolvendo Epstein.

Para desmentir a fake news, o Fato ou Fake realizou uma busca reversa no Google Lens para encontrar a origem do conteúdo. A pesquisa levou a uma publicação no Instagram com a mesma foto, indicando que o registro original estava disponível no banco de imagens da Getty Images. O registro original mostra Lady Gaga e Marina Abramović no evento beneficente em 2013.

A obra de arte com a qual as artistas interagiam se chamava “Funérailles de Miel” (Funeral de Mel, em português) e consistia em uma mulher imersa em um recipiente com mel, representando um caixão. Portanto, a cena retratada na foto é parte de uma performance artística e não tem relação com canibalismo ou rituais macabros na ilha de Epstein. É importante verificar a veracidade das informações antes de compartilhar conteúdos duvidosos nas redes sociais.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp