Criança é entubada após ser esquecida dentro de carro sob sol forte de 38°C em SC
Pai da criança será ouvido pela Polícia Civil, que investiga possível crime de maus-tratos. Segundo o Samu, criança ficou por 1 hora e meia dentro do veículo.
Hospital Jaraguá, em Jaraguá do Sul (SC) — Foto: Divulgação
Uma menina de cinco anos precisou ser entubada na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) após, segundo o Samu, ter sido esquecida em um carro, sob sol forte, por cerca de 1 hora e meia em Jaraguá do Sul, no Norte de Santa Catarina. O caso ocorreu na quinta-feira (12), quando a temperatura chegou a 38°C, segundo a Epagri/Ciram, órgão que monitora as condições de tempo no estado.
Conforme o delegado Augusto Brandão, o pai da criança teria esquecido a filha no veículo. Ele será ouvido pela Polícia Civil, que investiga possível crime de maus-tratos.
O investigador informou que solicitou o prontuário médico da paciente. De acordo com ele, nenhum boletim de ocorrência foi registrado. A Polícia Militar também não foi acionada.
A criança foi levada por familiares ao hospital São José com rebaixamento do nível de consciência (RNC), mas não foram divulgadas informações do momento em que ela foi encontrada dentro do veículo.
Como não há setor pediátrico na unidade, o Samu foi acionado para transportá-la para o Hospital Jaraguá.
Segundo o médico intensivista pediatra e chefe da emergência do Hospital Jaraguá, Cauby Motta, a menina foi extubada nesta sexta-feira (13) após um trabalho contínuo de três equipes distintas: do Hospital São José, da Emergência do Hospital Jaraguá e da UTI pediátrica da mesma unidade.
“Ela deu entrada primeiro no São José. Extremamente grave, desidratada, em choque hipovolêmico, bastante grave mesmo. Graças às ações rápidas do Hospital São José e às complementações das ações da emergência do Hospital Jaraguá, a gente conseguiu estabilizar”, explicou.
A menina precisou ser entubada para assegurar a respiração e proteger o sistema nervoso central. Após a estabilização, foi conduzida para a UTI. A tomografia não apresentou edema cerebral.
“A paciente hoje encontra-se extubada, estável, graças a Deus. Mas tudo isso graças a ações de duas equipes muito bem engrenadas, que conduziram com uma certa celeridade um caso tão grave assim. Porque é uma patologia de alto desfecho de mortalidade se não tiver uma equipe treinada”, afirmou.
Em nota, o Hospital Jaraguá informou que “a paciente encontra-se internada em unidade de terapia intensiva, em estado estável, consciente e comunicativa, permanecendo em observação contínua”.




