Coronavírus: com 100 mil novos casos em quatro dias, OMS diz que ‘pandemia está se acelerando’

A Organização Mundial da Saúde (OMS), afirmou nesta segunda-feira, 23, que nos últimos quatro dias surgiram 100 mil novos casos de coronavírus no mundo. Com isso, o total de pessoas infectadas ultrapassou os 300 mil, e está em quase todos os países do mundo.

Para o diretor-geral da OMS, Tedros Ghebreyesus, “a pandemia está se acelerando”. Segundo a organização, os primeiros 100 mil casos de Covid-19 foram registrados em 67 dias; já o segundo 100 mil casos foram registrados em 11 dias. Por isso, é preocupante o terceiro 100 mil casos ocorrerem em apenas 4 dias.

Ghebreyesus ainda completou que “a solução desse problema requer coordenação política em nível mundial. Vou conversar com chefes de estado dos países do G20. Pedirei que trabalhem juntos para aumentar a produção, evitar proibições de exportação e garantir a equidade da distribuição com base na necessidade”.

Já o diretor executivo da OMS, Michael Ryan, ainda advertiu a importância da testagem massiva da população para rastrear os infectados pelo coronavírus. “Testes são importantes agora e ficarão mais importantes nas próximas semanas”, disse. A diretora técnica, Maria van Kerkhove, também afirmou que os testes precisam ser feitos de forma rápida “e mais laboratórios precisam estar disponíveis para fazê-los.”

Esse método, entretanto, não está sendo feito no Brasil, onde apenas as pessoas sintomáticas e casos “graves” estão podendo realizar os testes.

A OMS ainda alertou para o aumento de infecção entre os profissionais da saúde que estão tratando o coronavírus. “Mesmo se fizermos tudo certo, se não priorizarmos proteger os profissionais de saúde, muitas pessoas morrerão porque o profissional que poderia ter salvo sua vida, estará doente”, disse Ghebreyesus.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Gaetano Di Mauro conquista vitória histórica na Stock Car em Goiânia

No domingo, 24, Gaetano Di Mauro fez história na pista de Goiânia, conquistando a vitória na corrida principal da penúltima etapa da Stock Car 2024. Este foi o terceiro triunfo do piloto na temporada atual.
Di Mauro, que será piloto da Eurofarma em 2025, demonstrou uma performance dominante desde o início do fim de semana. No sábado, 23, ele conquistou pela primeira vez a pole position na Stock Car Pro Series, mostrando sua habilidade e consistência nas qualificatórias.
Na corrida principal, realizada em uma tarde escaldante na capital goiana, Di Mauro manteve a liderança de ponta a ponta, superando outros competidores notáveis como Ricardo Maurício. Sua vitória foi fruto de uma estratégia bem executada e de uma condução impecável.
Com esta vitória, Di Mauro reforçou sua posição na classificação geral da temporada e deixou claro seu potencial para as próximas competições. A conquista também marcou um momento especial para o piloto, que celebrou com entusiasmo ao cruzar a linha de chegada.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp