Paixão por futebol e pão de queijo: família de Lucas Pinheiro revive infância no Brasil
Atleta nascido na Noruega é ouro no Slalom pelo Brasil nos Jogos Olímpicos de Inverno.
1 de 3 Lucas Pinheiro em ação — Foto: REUTERS/Lisi Niesner
Lucas Pinheiro em ação — Foto: REUTERS/Lisi Niesner
Ouro no Slalom nos Jogos Olímpicos de Inverno na Itália, Lucas Pinheiro é um dos grandes nomes do mundo no esqui alpino. Na infância, porém, a paixão dele era outro esporte.
Filho de pai norueguês e mãe brasileira, Lucas nasceu no país europeu, mas ficou no Brasil tempo suficiente para aprender a gostar de futebol – e também de pão de queijo, como lembra a família, que mora em Campinas (SP).
> “A gente passeava muito quando ele era pequeno. O Lucas ama pão de queijo até hoje. É um amor de pessoa. São doces recordações”, diz a avó, Dona Márcia.
2 de 3 Lucas Pinheiro (o primeiro da direita para a esquerda) durante a infância — Foto: Reprodução/EPTV
Lucas Pinheiro (o primeiro da direita para a esquerda) durante a infância — Foto: Reprodução/EPTV
O primo Lucas Cassins também guarda boas lembranças da convivência com Lucas quando os dois eram crianças.
> “Só queria saber de jogar bola, nadar. A gente ia para piscina, e ele ficava dando mortal. Eu achava o máximo as piruetas que ele fazia”, disse.
O próprio Lucas já falou da relação com o futebol:
> Meu amor por esportes nasceu no Brasil, não foi esquiando na Europa. Foi jogando futebol com os meus primos.
Lucas foi campeão da Copa do Mundo de esqui alpino pela Noruega em 2023. No mesmo ano, tomou a decisão surpreendente de se aposentar aos 23 anos. Em 2024, retomou a carreira e passou a representar o Brasil.
Ele carregou a bandeira brasileira na cerimônia de abertura em Milão e é a principal esperança de conquistar a primeira medalha do país na história dos Jogos Olímpicos de Inverno – atualmente, é vice-líder dos rankings de slalom gigante e slalom na Copa do Mundo.
Quando Lucas estrear nos Jogos Olímpicos de Inverno em Milão, nas primeiras horas da manhã deste sábado (a previsão é que ele faça a primeira descida às 6h), os familiares estarão na torcida no interior de São Paulo.
> “É o maior orgulho. Lindo, maravilhoso. A minha pressão sobe todo o campeonato. Não é sobre se vai ganhar ou não, é a preocupação”, brincou a avó, Dona Márcia.
3 de 3 Lucas Pinheiro adorava jogar bola no Brasil — Foto: Reprodução/EPTV
Lucas Pinheiro adorava jogar bola no Brasil — Foto: Reprodução/EPTV
VÍDEOS: TUDO SOBRE CAMPINAS E REGIÃO
50 vídeos
Veja mais notícias sobre a região na página do DE Campinas




