Brasil conquista medalha olímpica de inverno e entra para seleto grupo do Hemisfério Sul

brasil-conquista-medalha-olimpica-de-inverno-e-entra-para-seleto-grupo-do-hemisferio-sul

Brasil se torna o terceiro país do Hemisfério Sul a conquistar medalha olímpica de inverno

Com ouro de Lucas Pinheiro Braathen, delegação brasileira junta-se a Austrália e Nova Zelândia

DE se torna o terceiro país do Hemisfério Sul a conquistar medalha olímpica de inverno

O ouro de Lucas Pinheiro Braathen no slalom gigante do esqui alpino em Milão-Cortina 2026 colocou o Brasil na lista de países medalhistas em Jogos Olímpicos de Inverno. Com a conquista, o país tornou-se o primeiro da América Latina e apenas o terceiro do Hemisfério Sul a subir ao pódio olímpico em modalidades disputadas na neve ou no gelo.

Assista ao documentário com os bastidores da vida de Lucas Pinheiro. Veja o quadro de medalhas dos Jogos Olímpicos de Inverno de 2026. Lucas se emociona com medalha e revela drama na segunda descida: “Foi uma guerra”.

Lucas Pinheiro comemora medalha de ouro no slalom gigante nos Jogos Olímpicos de Inverno.

Até então, apenas Austrália e Nova Zelândia haviam alcançado esse feito entre as nações localizadas abaixo da linha do Equador. A Nova Zelândia foi a pioneira, ao conquistar sua primeira medalha nos Jogos de Albertville-1992. Desde então, o país soma oito medalhas olímpicas de inverno, com dois ouros, três pratas e três bronzes. Na atual edição, já ganhou duas medalhas.

Já a Austrália, apesar de não ter sido a primeira, consolidou-se como a maior potência da parte sul do planeta nos esportes de inverno. A estreia no pódio veio em Lillehammer-1994, e atualmente o país acumula 23 medalhas (nove de ouro, oito de prata e seis de bronze). Em Milão-Cortina 2026, os australianos já conquistaram quatro pódios.

Além de entrar para esse seleto grupo, o Brasil também alcançou outro marco: tornou-se o primeiro país latino-americano – e o primeiro de clima tropical – a conquistar uma medalha de inverno. Até então, o melhor resultado da América Latina era um quarto lugar com o bobsled argentino em St. Moritz 1928.

Lucas Pinheiro é ouro no slalom gigante nos Jogos Olímpicos de Inverno.

A medalha de Lucas Pinheiro fez do Brasil a 48ª nação a subir ao pódio em edições de inverno, atingindo o feito antes de países como Islândia, Grécia, Geórgia, Irlanda, Sérvia, Turquia e Lituânia – que jamais subiram ao pódio na competição.

Com 24 participações olímpicas de verão e dez aparições no inverno, o Brasil agora soma 171 medalhas olímpicas em sua história: 41 ouros, 49 pratas e 81 bronzes.

Vale destacar que atletas da América do Sul haviam conquistado medalhas apenas em edições dos Jogos Olímpicos de Inverno da Juventude. O colombiano Diego Amaya ficou com a prata na prova da largada em massa da patinação de velocidade em Lausanne 2020, enquanto o brasileiro Zion Bethonico foi bronze no snowboard cross em Gangwon 2024.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp