Dois detentos são encontrados mortos no presídio de Caucaia: caso gera questionamentos sobre segurança no sistema prisional.

dois-detentos-sao-encontrados-mortos-no-presidio-de-caucaia3A-caso-gera-questionamentos-sobre-seguranca-no-sistema-prisional

Em menos de uma semana, dois detentos são encontrados mortos no presídio de Caucaia. A Secretaria da Administração Penitenciária e Ressocialização (SAP) afirmou que, em ambos os casos, as vítimas não apresentavam sinais de violência.

Os detentos foram encontrados mortos na Unidade Prisional Desembargador Francisco Adalberto de Oliveira Barros Leal (UP-Caucaia), localizada em Caucaia, na Região Metropolitana de Fortaleza. O caso mais recente ocorreu na manhã deste sábado (14) e o corpo do interno foi recolhido pela Perícia Forense (Pefoce).

Segundo a SAP, a vítima do caso mais recente não apresentava sinais de violência e uma das suspeitas é que tenha tido um mau-súbito, sendo necessária uma investigação para determinar a causa da morte.

Antônio Ivan Vieira da Silva, outro detento da mesma unidade prisional, faleceu após passar mal enquanto cumpria pena. Mesmo após tentativas de atendimento médico, não resistiu e a SAP informou que as circunstâncias da morte estão sendo apuradas pelos órgãos competentes.

Após a constatação da morte de Antônio Ivan, outros internos protestaram e o Grupo de Ações Penitenciárias (GAP) precisou intervir para conter a situação e evitar um possível amotinamento.

A situação de mortes de detentos em menos de uma semana na mesma unidade prisional levanta questões sobre as condições do presídio de Caucaia e a eficácia do sistema prisional. A SAP destaca que está acompanhando o caso e colaborando com as investigações para esclarecer as mortes e garantir a segurança de todos os detentos.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp