Presidente Lula viaja à Índia para firmar acordos sobre minerais críticos e IA: Saiba mais!

presidente-lula-viaja-a-india-para-firmar-acordos-sobre-minerais-criticos-e-ia3A-saiba-mais

Lula viaja à Índia nesta terça e deve assinar acordos sobre minerais críticos e inteligência artificial

A viagem ocorre após o presidente Lula acompanhar o carnaval no Brasil; na sequência, ele segue para a Coreia do Sul.

Após acompanhar as festividades do Carnaval no Brasil, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarca nesta terça-feira (17) para a Índia, onde deverá firmar acordos estratégicos sobre minerais críticos e inteligência artificial.

A viagem integra uma série de compromissos internacionais do presidente, que, logo depois, segue para a Coreia do Sul, onde cumpre agenda oficial voltada para o fortalecimento das relações econômicas e diplomáticas entre os países.

Na Índia, o presidente Lula participará da “Cúpula Sobre o Impacto da Inteligência Artificial”, um evento que dá continuidade ao processo iniciado no Reino Unido em 2023.

A cúpula, que ocorre anualmente, tem como objetivo refletir sobre as diversas dimensões da IA, com foco principal em governança, um tema ainda pouco regulamentado globalmente.

Além da cúpula, também está prevista uma visita oficial e a abertura do escritório da Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (Apex-Brasil) no país, o que deve gerar também demandas de empresários brasileiros interessados em fortalecer a presença comercial na região.

Durante a visita de Estado, os líderes dos dois países devem discutir temas estratégicos para ambos, considerando que Brasil e Índia são nações emergentes, com grandes populações e enfrentam desafios semelhantes. Entre os tópicos que devem dominar as conversas, estão: Inteligência Artificial, Minerais críticos — minerais estratégicos para o setor tecnológico. No caso do Brasil, riquezas como o lítio e o nióbio; Atuação nos Brics — bloco econômico que reúne Brasil, Índia, China, Rússia e outros sete países.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp