Tucuruvi é a grande campeã do Grupo de Acesso e está de volta à elite do Carnaval de São Paulo em 2027; a vice-colocação ficou com a Pérola Negra. A escola da Zona Norte da cidade se consagrou com um samba-enredo que destacava a valorização do ‘jeitinho brasileiro’, conquistando o público e os jurados.
A Acadêmicos do Tucuruvi sagrou-se vencedora nesta terça-feira (17) do grupo de Acesso 1 do Carnaval de São Paulo em 2026, garantindo assim sua participação no Grupo Especial no próximo ano. A agremiação da Zona Norte de São Paulo foi avaliada em nove quesitos, superando as demais escolas concorrentes.
O samba-enredo “Anti-Herói Brasil” foi o grande destaque levado pela Tucuruvi ao Sambódromo do Anhembi, propondo uma reflexão sobre o conceito de anti-herói no país e homenageando os brasileiros que resistem diariamente às adversidades. A escola representou o cotidiano da vida humilde do povo e a importância do famoso ‘jeitinho brasileiro’ para sobrevivência.
Em segundo lugar, a Pérola Negra impressionou com um samba-enredo sobre Maria Bonita e também conquistou o direito de retornar ao Grupo Especial. As oito agremiações que desfilaram no domingo (15) foram avaliadas em critérios como evolução, samba-enredo, bateria, enredo, mestre-sala e porta-bandeira, alegoria, comissão de frente, harmonia e fantasia.
O resultado da apuração definiu quais escolas subiram ao Grupo Especial e quais foram rebaixadas, além de determinar as participantes do Desfile das Campeãs, previsto para o dia 21 de fevereiro. O evento reúne as cinco primeiras colocadas do Grupo Especial e as campeãs e vice-campeãs dos grupos de acesso. Apesar de um pequeno contratempo com o registro das notas no painel eletrônico, a apuração transcorreu de forma emocionante e revelou os grandes vencedores do Carnaval de São Paulo em 2026.




