Queixas sobre atraso nos desfiles e ‘engarrafamento’ no circuito: o que está por trás das reclamações no carnaval de Salvador
Declarações de artistas e blocos expõem problemas com atraso, intervalo entre trios e segurança dos foliões no circuito Dodô (Barra-Ondina).
O carnaval de Salvador de 2026 tem sido marcado por uma sequência de reclamações sobre atrasos e retenções nos circuitos, envolvendo nomes como Anitta, Bell Marques, o bloco afro Olodum e o tradicional Afoxé Filhos de Gandhy.
As manifestações, feitas de cima dos trios e nas redes sociais, expõem um debate na folia: o intervalo entre as saídas dos trios, o “engarrafamento” dentro do circuito e o impacto da aglomeração na fluidez dos desfiles.
No Campo Grande (circuito Osmar), o percurso vai do Corredor da Vitória à Praça Castro Alves, podendo se estender pela Av. Carlos Gomes até retornar ao ponto de partida.
Já na Barra-Ondina (Dodô), atualmente o principal circuito da festa, o percurso vai do Farol da Barra ao monumento “As Meninas do Brasil”, mais conhecido como “As Gordinhas”. O tempo médio de um ponto a outro é de cinco horas, considerando o ritmo do desfile e o grande número de pessoas nas ruas.
A programação oficial, com a ordem dos trios, foi divulgada Prefeitura de Salvador na última quarta-feira (11), véspera dos festejos. Essa organização leva em conta blocos privados e trios para o folião pipoca, sejam independentes ou financiados pelo poder público. A ordem na fila é definida pelo Conselho Municipal do Carnaval e Outras Festas Populares (Comcar).
Anitta responde foliões após pedidos que trio ande “tem outro na frente”. Na sexta-feira (13), no circuito Dodô (Barra-Ondina), Anitta interrompeu a apresentação para responder a foliões que reclamavam porque ela parou o trio elétrico em uma área já aglomerada. A artista explicou que não conseguia avançar, pois havia outro trio impedindo a passagem. Se ela seguisse, o público na pipoca ficaria ainda mais apertado entre os demais foliões na rua e os associados do bloco privado que desfilava à frente.
Todos os trios fazem paradas ao longo do circuito, especialmente diante de áreas de cobertura de TV e camarotes. Mas relatos de foliões que acompanharam a passagem do “Bloco da Anitta” — um trio sem cordas, com desfile gratuito — apontam que o incômodo se deu por conta do tumulto na passagem pela Barra.
Bell Marques fala do atraso do trio elétrico do Olodum no Circuito Barra-Ondina. No domingo (15), também no circuito Dodô (Barra-Ondina), Bell Marques reclamou de uma retenção enfrentada pelo bloco Camaleão. Segundo o cantor, ele ficou parado em um mesmo trecho por mais tempo do que o previsto devido a um problema envolvendo o trio do Olodum, que desfilava à frente.
Filhos de Gandhy reclamam de horário de saída do trio de Bell Marques. Na segunda-feira (16), uma nova situação envolvendo Bell Marques ganhou repercussão. Desta vez, o questionamento partiu do Afoxé Filhos de Gandhy, que reclamou da saída do Camaleão na concentração do circuito Dodô.
Desde o início da folia, o DE tenta contato com a entidade para esclarecer a regra em vigor na ordem dos blocos e trios sem cordas, mas não obteve retorno.




