Carnaval 2026: confira como foi o terceiro e último dia de desfiles na Sapucaí
A Marquês de Sapucaí foi o palco dos desfiles das escolas de samba do Rio de Janeiro nesta terça-feira (17/2), encerrando as festividades carnavalescas. Quatro agremiações se apresentaram, começando com a Paraíso da Tuiuti por volta de 21h45, seguida pelas escolas Unidos de Vila Isabel, Acadêmicos do Grande Rio e Acadêmicos do Salgueiro.
A apuração das notas das escolas está marcada para quarta-feira (18/2), a partir das 16h, no Sambódromo da Marquês de Sapucaí.
A Paraíso da Tuiuti deu início aos desfiles do último dia com o samba enredo “Lonã Ifá Lukumi”, que contou a história de um Ifá cubano apresentado aos brasileiros na década de 1990 pelo babalaô Rafael Zamora.
Na sequência, a Unidos de Vila Isabel trouxe o samba enredo “Macumbembê, Samborembá: Sonhei que um Sambista Sonhou a África”, celebrando a vida e a obra de Heitor dos Prazeres, um multiartista que sonhou e reinventou a África no coração do Rio de Janeiro.
A Acadêmicos do Grande Rio, com a estreia de Virginia Fonseca como rainha de bateria, apresentou o enredo “A Nação do Mangue”, destacando a origem do Manguebeat nas periferias de Recife como resposta cultural à desigualdade e à estagnação social.
Encerrando o Carnaval 2026, a Acadêmicos do Salgueiro trouxe o enredo “A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau e nem do pirata da perna-de-pau”, em homenagem à carnavalesca Rosa Magalhães, considerada a maior vencedora da era do Sambódromo da Marquês de Sapucaí.
Com mais de 50 carnavais e sete títulos do Grupo Especial, Rosa Magalhães transformou livros em desfiles e deixou sua marca na história do Carnaval carioca.
O Carnaval é uma das maiores festas populares do Brasil, reunindo pessoas de todo o país em celebrações marcadas por muita música, dança, cores e alegria. Os desfiles das escolas de samba são um dos pontos altos da festa, sendo aguardados com expectativa por milhares de foliões.
Mesmo com o encerramento dos desfiles na Sapucaí, o clima de festa continua nas ruas e nos diversos blocos e eventos espalhados pela cidade do Rio de Janeiro. O Carnaval é uma tradição brasileira que atrai turistas e movimenta a economia local, sendo um momento de celebração e diversão para todos.



