Procura por testes de IST cresce 68% em Salvador durante o carnaval: quase 300 casos registrados. Confira!

procura-por-testes-de-ist-cresce-6825-em-salvador-durante-o-carnaval3A-quase-300-casos-registrados.-confira

Salvador registra quase 300 casos de ISTs após testes realizados nos circuitos
do carnaval

Quase 8 mil pessoas fizeram testes até segunda-feira (16).

Procura por teste de IST cresce 68% em Salvador
[https://s01.video.glbimg.com/x240/14356768.jpg]

Procura por teste de IST cresce 68% em Salvador

O penúltimo dia oficial do carnaval de Salvador, segunda-feira (16), consolidou um aumento expressivo na procura por testagens de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) nos circuitos da folia. Segundo a Secretaria Municipal de Saúde (SMS), cerca de 300 pessoas receberam diagnósticos positivos.

De acordo com a SMS, houve uma alta de 68% no número de exames realizados até segunda, na comparação com o mesmo período de 2025.

Também cresceu o número de pessoas que buscaram os postos: 1.976 usuários em 2026, contra 1.176 em 2025, um aumento de aproximadamente 68% na adesão ao serviço.

A notícia sobre o crescimento na procura por testes de IST em Salvador mostra a importância da conscientização e prevenção dessas infecções. A Secretaria Estadual de Saúde da Bahia (Sesab) também apresentou resultados expressivos, com um aumento de 102% no número de exames realizados em todo o estado, passando de 14.607 testes em 2025 para 29.479 em 2026.

Os dados divulgados pela Sesab revelaram que em Salvador, em 2026, foram realizados 7.904 testes, contra 4.704 em 2025, representando um aumento de 68%. Os resultados positivos apontaram para 243 casos de Sífilis, 25 de HIV, 7 de Hepatite B e 13 de Hepatite C, totalizando 288 pessoas diagnosticadas.

Todas as pessoas que receberam diagnósticos positivos foram prontamente orientadas e algumas iniciaram o tratamento, enquanto outras foram encaminhadas para acompanhamento na rede municipal de saúde.

Em relação aos números divulgados pela Sesab, foi identificado um total de 564 testes reagentes em 2026, sendo 40 de HIV, 9 de Hepatite B, 24 de Hepatite C e 491 de Sífilis. O aumento de 54,9% no número de casos positivos evidencia a necessidade de ampliar as ações de prevenção e cuidado em relação às ISTs.

As Infecções Sexualmente Transmissíveis, anteriormente conhecidas como Doenças Sexualmente Transmissíveis, são causadas por vírus, bactérias ou outros microrganismos e podem ser transmitidas principalmente através do contato sexual sem proteção. O tratamento adequado das IST melhora a qualidade de vida e evita a propagação dessas infecções.

Os sintomas das ISTs incluem feridas, corrimentos, verrugas e outros sinais como dor pélvica, ardência ao urinar e lesões de pele. O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para evitar complicações futuras, como infertilidade e câncer.

Realizar testes regularmente, buscar orientação e tratamento em unidades de saúde são medidas essenciais para o cuidado da saúde sexual e prevenção de Infecções Sexualmente Transmissíveis. O Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza gratuitamente testes rápidos e tratamentos, promovendo o acesso universal aos cuidados necessários.

Focar na prevenção, utilizando preservativos, realizando testes periódicos e buscando informações sobre métodos de prevenção disponíveis, como a Profilaxia Pré-Exposição (PrEP) e Pós-Exposição (PEP) ao HIV, é fundamental para manter a saúde sexual em dia e prevenir a disseminação de ISTs. A conscientização e o cuidado com a saúde sexual são essenciais para garantir o bem-estar e qualidade de vida.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp