Carnaval de Campinas reúne 288 mil pessoas em 2026 e supera público do ano anterior
Ao todo, foram 64 blocos distribuídos em nove dias. Expectativa inicial da prefeitura era de ao menos 139 foliões no período.
1 de 1 Bloco ‘Nem Sangue Nem Areia’, que completa 80 anos, agita o pré-carnaval de Campinas (SP) neste domingo (8) — Foto: André Luis Rosa/EPTV
Bloco ‘Nem Sangue Nem Areia’, que completa 80 anos, agita o pré-carnaval de Campinas (SP) neste domingo (8) — Foto: André Luis Rosa/EPTV
O Carnaval de Campinas (SP) reuniu 288 mil pessoas em nove dias de programação em 2026. O número representa um aumento em relação a 2025, quando 250 mil foliões participaram da festa, segundo dados divulgados pela prefeitura nesta quarta-feira (18). O número também supera a expectativa inicial da administração municipal, de ao menos 139 mil foliões.
A programação deste ano teve dois fins de semana de pré-Carnaval — 31 de janeiro e 1º de fevereiro, além de 7 e 8 de fevereiro — e cinco dias oficiais de folia, entre 13 e 17 de fevereiro. No total, 64 blocos passaram pelas ruas de diferentes regiões da cidade.
Além da ampliação do número de blocos, o tempo total de atividades também cresceu. Foram 500 horas de programação em 2026, somando pré-Carnaval e os dias oficiais. No ano anterior, a cidade contabilizou 240 horas.
Durante o carnaval, Campinas contou com um sistema de monitoramento em tempo real dos blocos de rua, além da distribuição gratuita de 2 mil tampas de silicone para proteção de bebidas em Barão Geraldo. Além disso, voluntários da campanha “Carnaval Sem Assédio” estiveram em um ponto fixo no período, em Barão Geraldo, para orientar sobre como pedir ajuda e acolher em caso de necessidade.




