Jurado mais carrasco do carnaval do Rio avaliou fantasias e deu pior nota para escola que homenageou Lula
Paulo Paradela deu apenas quatro notas 10. A média das suas notas foi 9.89. Sua menor pontuação foi para a Acadêmicos de Niterói, escola que homenageou o presidente Lula e foi rebaixada. Paradela também deu a pior nota de todos os jurados para a Grande Rio, que tinha Virgínia Fonseca como rainha da bateria.
Paulo Paradela foi o jurado mais carrascos do desfile das escolas de samba do Rio de Janeiro. Ele avaliou o quesito fantasias e deu apenas quatro notas 10. Além disso, a média das suas notas foi 9.89.
A pior pontuação do jurado – 9,6 – foi para a Acadêmicos de Niterói, escola que homenageou o presidente Lula e foi rebaixada. Paradela também deu a pior nota de todos os jurados para a Grande Rio, um 9,8. Virgínia Fonseca foi a rainha de bateria da escola e teve problemas com sua fantasia.
Acadêmicos de Niterói — Foto: Jornal Nacional/ Reprodução
O volumoso costeiro de 12 kg que a rainha usava teve de ser retirado no meio da apresentação algumas vezes por causa de dores, e o tapa-sexo chegou a descolar parcialmente ao longo da Avenida.
Já a campeã, Unidos do Viradouro, foi umas das escolas que recebeu nota máxima do jurado. As outras foram Imperatriz, Beija-Flor e Vila Isabel.
Paradela é carioca, formado pela PUC-Rio e já acumula onze participações como avaliador das escolas do Grupo Especial do Rio de Janeiro. Estreou na função em 2009 e, desde então, só teve as notas descartadas nos carnavais de 2015 e 2017.
O jurado Alfredo Del-Penho, que avaliou o quesito samba-enredo, também deu apenas quatro 10, mas a média das suas notas foi um pouco maior do que a de Paradela: 9,91.
Nas três noites de desfiles, 12 escolas do grupo especial passaram pela Sapucaí: Acadêmicos de Niterói, Imperatriz, Portela, Mangueira, Padre Miguel, Beija-Flor, Viradouro, Tijuca, Tuiuti, Vila isabel, Grande Rio e Salgueiro.
Segundo o regulamento deste ano da Liga Independente das Escolas de Samba (Liesa), 54 avaliadores deram notas, mas apenas os envelopes de 36 deles foram abertos, sendo quatro para cada quesito: harmonia, bateria, evolução, mestre-sala e porta-bandeira, alegoria, fantasia, comissão de frente, samba-enredo e enredo.
SAIBA QUEM SÃO OS JURADOS DE CADA QUESITO
Enredo
Nesse quesito é considerado se o tema está sendo bem contado na avenida, com a ajuda das alas e alegorias, e se o jurado e o público conseguem fazer uma leitura fácil da apresentação.
– Fernanda Santos
– Johnny Soares
– Monica Mançur
– Lucinea dos Santos
Bateria
Avalia o desempenho dos ritmistas e dos mestres de bateria acompanhando o samba-enredo. Além de alguns instrumentos obrigatórios, é importante que tudo esteja afinado. Também é considerada a “ousadia na performance musical”, com bossa, paradinha, breque, apagão, convenção e virada.
– Hélcio Eduardo
– Geiza Carvalho
– Nelson Pestana
– Rafael Barros Castro
Samba-enredo
O jurado deve considerar se a letra do samba transmite o enredo proposto pela escola. Já a melodia deve provocar nos componentes a vontade de evoluir, dançar e cantar.
– Christiano Abelardo
– Vanderlir Camilo
– Alfredo Del-Penho
– Alessandro Ventura
Mestre-sala e porta-bandeira
Considera-se o entrosamento dos dois na coreografia, a graciosidade dos movimentos e, também, as fantasias.
– Eduardo Torres
– Raquel Rosa
– Fernando Zikan
– Viviane Santos
Comissão de frente
A coreografia conta com alguns movimentos obrigatórios, como a saudação ao público e a apresentação da escola. Jurados também dão nota para a fantasia e observam se a comissão de frente atende à exigência de no mínimo seis componentes e, no máximo, 15.
– Claudia Ribeiro
– Taynã Vieira
– Paola Novaes
– Rafaela Riveiro
Harmonia
Analisa se os componentes da escola estão integrados, cantando o samba conforme o ritmo da bateria e fazendo as coreografias corretamente.
– Jardel Maia
– Rodrigo Lima
– Julia Félix
– Cainã Alves
Alegorias e adereços
Julga os carros alegóricos – a beleza e a relação com o enredo. As escolas de samba são obrigadas a desfilar com cinco alegorias.
– Thayná Trindade
– Walber Ângelo
– Aislane Nobre
– Madson Oliveira
Fantasias
Avalia a beleza e o significado das fantasias desfiladas. Os jurados também podem se atentar a detalhes e ao acabamento. Os itens apresentados no desfile devem corresponder ao apresentado anteriormente em desenhos pela escola.
– Mariana Maia
– Paulo Paradela
– Cátia Vianna
– Pryscila Dias
Evolução
Julga a forma como a escola passa pela avenida, sem deixar buracos e sem correr para cumprir o tempo do desfile.
– Cristina Tranjan
– Gerson Martins
– Mateus Dutra
– Lucila de Beaurepaire




