A equipe DE Formula 1 Ferrari surpreendeu a todos com uma inovação em seus testes de pré-temporada no Bahrein. A novidade consiste em uma asa traseira que gira em 180º, o que chamou a atenção de todos no paddock. A nova asa foi testada pelo piloto Lewis Hamilton, mas devido a problemas no chassi, ele conseguiu completar apenas cinco voltas.
O movimento da asa é realizado na aleta superior do dispositivo e ocorre ao ativar o modo de reta no sistema de aerodinâmica ativa, uma das novidades do regulamento da F1 para 2026. Estima-se que essa asa seja capaz de gerar downforce e reduzir o arrasto, melhorando a estabilidade e velocidade do carro nas curvas.
Além da asa traseira inovadora, a Ferrari também apresentou outra novidade no teste anterior. Um pequeno elemento parecido com a parte de uma asa traseira que havia sido banida em temporadas anteriores chamou a atenção pela sua eficácia. A equipe italiana vem mostrando bons resultados nos testes, com baixos problemas de confiabilidade e bom ritmo ao lado de suas rivais.
No entanto, a vantagem da Ferrari nesse caso é que, caso as equipes rivais queiram copiar a solução, terão que redesenhar toda a asa traseira, o que demanda tempo e cuidado para não desequilibrar o carro. Durante a pré-temporada, outras equipes também apresentaram soluções aerodinâmicas interessantes, como a Audi, que modificou o design do “sidepod” de seu carro, e a Alpine, com um conceito de asa traseira único no grid.
Apesar do mistério em torno dos possíveis ganhos de tempo com as novas tecnologias introduzidas pela Ferrari, o desempenho da equipe tem sido positivo nos testes. Resta aguardar para ver se as demais equipes irão copiar as inovações da escuderia italiana e como isso impactará a competitividade do campeonato de Formula 1 de 2026. O mundo da velocidade aguarda ansiosamente o início da temporada para ver quem sairá na frente com as novidades aerodinâmicas que estão sendo desenvolvidas neste ano.




