No final do ano passado, Gilberto, jovem lateral-direito de 20 anos, foi emprestado pelo Palmeiras ao Athletico-PR até o final de 2026. Mesmo com bons números na equipe sub-20 do Verdão em 2025, a torcida não viu com bons olhos a saída do jogador, principalmente diante das oscilações de outros atletas na posição. No entanto, Gilberto também não teve muitas oportunidades no Furacão e o técnico Odair Hellman busca uma nova contratação para a lateral direita.
Gilberto participou de apenas oito jogos do Athletico-PR na atual temporada, todos pelo Campeonato Paranaense, competição em que a equipe utiliza os jogadores do time de aspirantes. O jogador ainda não jogou no Brasileirão, onde o titular da posição é o argentino Gastón Benavídez. Com a possível chegada de mais um atleta para a lateral, Gilberto teria ainda menos espaço para mostrar seu potencial. O Palmeiras emprestou o jogador justamente por acreditar que sua posição estava bem servida com Khellven e Giay, e ele teria poucas chances de atuar.
O clube alviverde não se mostra preocupado com a situação de Gilberto no Athletico-PR, pois o empréstimo é recente e a temporada é longa, o que poderia proporcionar ao jogador mais oportunidades. Mesmo tendo treinado com a comissão técnica de Abel Ferreira, Gilberto não conseguiu impressionar no profissional como outros jovens atletas. Revelado pelo Palmeiras em 2017, o jogador fez toda sua base no clube e possui contrato até 31 de dezembro de 2027.




