SC tem aviso de ‘grande perigo’ para chuvas fortes, alagamentos e risco de prejuízos; veja onde
Instituto Nacional de Meteorologia também divulgou comunicados de perigo e perigo potencial entre sexta-feira (20) e sábado (21).
Confira a previsão do tempo no BDSC
O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) divulgou três alertas diferentes para eventos climáticos severos em Santa Catarina entre a manhã desta sexta-feira (20) e o sábado (21). O principal destaque é um aviso de ‘grande perigo’, em vermelho, para o acumulado de chuva em parte do estado.
Há também comunicados de ‘perigo’, em laranja, e ‘perigo potencial’, em amarelo. Os avisos são divididos por nível de severidade e tipo de fenômeno e citam possíveis estragos, como alagamentos, desabamentos, ventos fortes e queda de granizo (veja abaixo).
Raio atinge o mar em frente à Beira-mar Norte, em Florianópolis, durante tempestade — Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Secom-SC
AVISO DE: GRANDE PERIGO
A condição de chuva forte, registrada no aviso de ‘grande perigo’, vale para as regiões da Grande Florianópolis, Vale do Itajaí, Norte, Sul e Serra. No alerta, o instituto diz que a chuva deve ser superior a 60 mm/h ou acima de 100 mm/dia. Há risco de alagamentos, transbordamentos de rios e deslizamentos de encostas.
AVISO DE: TEMPESTADE
Para o alerta em laranja, o Inmet afirmou que todas as regiões de Santa Catarina podem ser atingidas com chuva de 30 a 60 mm/h ou 50 a 100 mm/dia, além de ventos intensos, de 60 a 100 km/h. Há risco de corte de energia elétrica, estragos em plantações, queda de árvores e alagamentos.
Inmet emite aviso de ‘grande perigo’ para chuva em SC — Foto: Inmet/Divulgação
AVISO DE: TEMPESTADE
Neste aviso, o Inmet colocou o todo o estado em alerta para tempestades. A previsão é de ventos intensos, entre 40 e 60 km/h além da queda de granizo.
Como funcionam os alertas
O Inmet, ligado ao Ministério da Agricultura e Pecuária, emite “avisos meteorológicos”, nos quais classifica em três níveis de intensidade o fenômeno observado. São usados dados de estações automáticas, satélites e modelos numéricos para prever os eventos.
INSTRUÇÕES:
– Em caso de rajadas de vento: (não se abrigue debaixo de árvores, pois há risco de queda e descargas elétricas e não estacione veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda).
– Se possível, desligue aparelhos elétricos e quadro geral de energia.
– Obtenha mais informações junto à Defesa Civil (telefone 199) e ao Corpo de Bombeiros (telefone 193).
VÍDEOS: MAIS ASSISTIDOS DO DE SC
50 vídeos




