A Universidade Virtual do Estado de São Paulo (Univesp), vinculada à Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SCTI), está com inscrições abertas para mais de 6,4 mil vagas no interior paulista, distribuídas em 10 áreas de conhecimento. Os interessados podem se inscrever até 11 de março pelo site da universidade. São 10 cursos gratuitos em diferentes áreas e a prova do vestibular ocorre no dia 26 de abril deste ano.
As vagas contemplam 159 cidades das regiões de Presidente Prudente, São José do Rio Preto, Bauru, Itapetininga e Sorocaba. A Univesp, porém, oferece vagas em municípios de todo o estado. Os candidatos podem escolher cursos nas áreas de Licenciatura, Computação e Negócios e Produção, com duração entre dois e cinco anos, dependendo da graduação, com opções como Letras, Matemática, Pedagogia, Ciência de Dados, Engenharia de Computação, Tecnologia da Informação, Inteligência Artificial, Administração, Engenharia de Produção e Tecnologia em Processos Gerenciais.
Os cursos são realizados por meio do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), plataforma online onde os estudantes desenvolvem atividades acadêmicas, como assistir a videoaulas, acessar materiais didáticos e bibliotecas digitais, além de tirar dúvidas com facilitadores. Os polos funcionam como espaços físicos de apoio, oferecendo infraestrutura com computadores, impressoras e acesso à internet, além de serem utilizados para provas e atividades presenciais.
O prazo para as inscrições termina às 23h59 do dia 11 de março e a prova, composta por questões objetivas e redação, está prevista para 26 de abril. Já os locais oficiais de aplicação serão divulgados em 15 de abril. As aulas estão previstas para começar no fim de junho deste ano. A Univesp ofereceu ainda 2.956 vagas por meio do Provão Paulista em 2026.
O valor da inscrição é de R$ 47,50 e não há limite de idade para participar, sendo necessário apenas ter concluído o ensino médio ou estar com a conclusão prevista até o período da matrícula. Os candidatos devem cumprir todas as etapas no preenchimento da ficha de inscrição, responder ao questionário socioeconômico e informar CPF e dados pessoais. Também é possível informar os números de inscrição do Enem de 2023, 2024 e 2025.
O processo seletivo conta com o Sistema de Pontuação Acrescida para Pretos, Pardos e Indígenas (PPI) e para estudantes que cursaram o ensino médio em escolas públicas. A confirmação do pagamento e a efetivação da inscrição podem ser consultadas na “Área do Candidato”. O gabarito oficial será divulgado em 27 de abril, e o resultado final e a primeira chamada estão previstos para 1º de junho. Para mais informações ou esclarecimento de dúvidas, os interessados podem entrar em contato com a Central de Atendimento da Vunesp.




