Desfile das Campeãs: escolas entram novamente na Sapucaí em noite marcada por críticas aos jurados
Ao todos, seis escolas voltaram à avenida neste sábado (21) e madrugada deste domingo (22).
1 de 3 Desfile das Campeãs – Mangueira — Foto: Rafael Nascimento/de
Desfile das Campeãs – Mangueira — Foto: Rafael Nascimento/de
O desfile das campeãs do Carnaval do Rio 2026f realizado neste sábado (21), recebeu as seis mais bem colocadas do Grupo Especial em uma noite marcada por críticas aos jurados que decidiram a classificação das agremiações.
A ordem é inversa à classificação. Quem abriu a festa foi a Estação Primeira de Mangueira, sexta colocada. A grande campeã, a Unidos do Viradouro, fecha a madrugada.
MANGUEIRA
Primeira a desfilar no sábado (21) das campeãs, a verde e rosa passou pela Marquês de Sapucaí debaixo de uma chuva fraca. Horas antes, um temporal caiu sobre o Rio de Janeiro.
> “A Estação Primeira de Mangueira manifesta todo o apoio ao nosso casal furacão. Mangueira em defesa da dança ancestral”, dizia um cartaz atrás do casal de mestre-sala e porta-bandeira Matheus Olivério e Cyntia Santos.
Nos quesitos, a Mangueira perdeu 0,2 em Comissão de Frente, assinada pelos coreógrafos Karina Dias e Lucas Maciel; 0,2 com o primeiro casal de mestre-sala e porta-bandeira, Matheus Olivério e Cyntia Santos; 0,2 em Enredo; e 0,2 em Samba-enredo. A soma desses décimos afastou a escola das primeiras posições. Ao de, vice-presidente da Estação Primeira de Mangueira é Moacyr Barreto, também fez críticas aos jurados.
“Entregamos um belíssimo enredo. Mas, infelizmente, algumas coisas os jurados não entenderam. Mas faz parte do jogo e a gente vai voltar aqui o ano que vem para fazer o melhor”, disse Barreto, que seguiu:
> “A Mangueira não concorda com a nota do nosso casal (de mestre-sala e porta-bandeira). Eles fizeram uma brilhante apresentação e uma turismóloga veio dizer que faltou força, alguma coisa sei lá. Outro veio dizer que a bateria faltou uma bossa mais elaborada. Desculpas, não tem condição a gente fez uma bosta que eu desafio as outras baterias fazerem. Mas, para 2027 podem esperar um carnaval melhor”.
O desfile das campeãs acontece amanhã na Sapucaí
O desfile das campeãs acontece amanhã na Sapucaí
IMPERATRIZ LEOPOLDINENSE
2 de 3 Desfile das Campeãs – Imperatriz Leopoldinense — Foto: Rafael Nascimento/de
Desfile das Campeãs – Imperatriz Leopoldinense — Foto: Rafael Nascimento/de
A segunda a desfilar foi a Imperatriz Leopoldinense. No carnaval deste ano, o grande protagonista da verde e branco de Ramos foi o cantor Ney Matogrosso, de 84 anos, com o tema “Camaleônico”. No entanto, a agremiação ficou em quinto lugar.
Nesta sexta (20), a escola anunciou a renovação do intérprete Pitty de Menezes e do mestre Lolo. Ao de, Pitty disse que “é hora de acertar o que precisa ser acertado”.
> “Sempre bom estar no meio das campeãs. (Mas) É lógico que a gente queria ganhar, mas não deu para ganhar. Mas, ade teve seu mérito em ganhar esse campeonato. Foi um sambista que ganhou. Isso é muito importante. Agora, é hora de acertar as coisas que a gente errou. A presidente (Cátia Drumond) já está acertando as coisas onde a gente precisava acertar e agora é focar em 2027”, disse Pitty.
Já o carnavalesco Leandro Viera — que foi campeão na Série Ouro com a União de Maricá — afirmou que não escolheu em qual das duas agremiações ficará no próximo
carnaval.
“A gente está encerrando o carnaval de 2026, estamos encerrando hoje. O futuro ele de conversa que só acontece depois que o carnaval acaba. Meu carnaval acaba hoje. A partir de então, a gente pode conversar e pode resolver as questões. Ainda não sei (onde ficar). Não sei se será na Imperatriz ou na Maricá. Ninguém está querendo tirar o pai da forca não. Não tem necessidade disso. Vamos conversar”, disse Vieira.
Por sua vez, a cantora Iza não descarta permanecer como rainha de bateria da escola de Ramos.
“O que a minha escola quiser, eu quero também”, disse.
Iza ainda aproveitou para criticar os pontos pedidos pela escola.
> “A gente sempre acha que pode ser melhor. Mas, alguns décimos, algumas coisas, que acabaram sendo tiradas a gente sempre acaba contestando. Mas acho que faz parte da brincadeira, faz parte do espetáculo. Eu estou muito feliz de estar fazendo parte desse momento de poder voltar”, disse.
SALGUEIRO
3 de 3 Desfile Salgueiro – Campeãs — Foto: Rafael Nascimento/de
Desfile Salgueiro – Campeãs — Foto: Rafael Nascimento/de
A terceira a passar pela Marques de Sapucaí, já no início da madrugada de domingo foi o Salgueiro.
Neste ano, a vermelho e branco foi a 4ª colocada ao homenagear a carnavalesco Rosa Magalhães com o tema “A delirante jornada carnavalesca da professora que não tinha medo de bruxa, de bacalhau e nem do pirata da perna-de-pau”.
Guilherme Oliveira, um dos mestres de bateria do Salgueiro, destacou que estava feliz com o quarto lugar da escola. Ele destacou que a agremiação fez um carnaval para ganhar.
“A gente buscou o primeiro lugar. O Salgueiro brigou pelo título até o final. Fizemos um desfile campeão, independente da Viradouro ter ganho. Eu fico muito feliz pelo Ciça, que é um mestre de bateria como eu. Mas, o Salgueiro fez um desfile de campeão. Ninguém acreditava. Tinha gente botando o Salgueiro em 10º lugar. Falando que o Salgueiro ia cair. Mar, o Sal




