“O Agente Secreto” perde prêmios no BAFTA para produções estrangeiras

22o-agente-secreto22-perde-premios-no-bafta-para-producoes-estrangeiras

O filme “O Agente Secreto”, dirigido por Kleber Mendonça Filho e estrelado por Wagner Moura, acabou perdendo os dois prêmios aos quais foi indicado no evento BAFTA, que é a premiação do cinema britânico. O longa brasileiro estava concorrendo nas categorias de Melhor Roteiro Original e Melhor Filme em Língua Não Inglesa, mas foi superado por outras produções. Além disso, o Brasil também não conseguiu levar os prêmios de Melhor Documentário e Melhor Fotografia.

O prêmio de Melhor Roteiro Original foi para o filme norte-americano “Pecadores”, enquanto a categoria de Melhor Filme em Língua Não Inglesa foi conquistada pelo norueguês “Valor Sentimental”. Wagner Moura marcou presença no tapete vermelho do BAFTA, que aconteceu em Londres. Após ter recebido o prêmio de melhor ator em filme de drama do Globo de Ouro, ele concorreu em nenhuma categoria individual do evento.

Além do filme dirigido por Kleber Mendonça, o Brasil também concorreu ao prêmio de Melhor Fotografia com Adolpho Veloso, que faz parte da equipe de produção do filme “Sonhos de Trem”. No entanto, Veloso foi superado por Michael Bauman, responsável pela fotografia do filme “Uma Batalha Após a Outra”. Apesar disso, Veloso já conquistou o prêmio de Melhor Fotografia em outras premiações e é um dos favoritos para receber o prêmio no Oscar.

Petra Costa também representou o Brasil na premiação, concorrendo na categoria de melhor documentário com “Apocalipse nos Trópicos”. Infelizmente, ela perdeu o troféu para os tchecos Pavel Talankin e David Borestein, por “Mr. Nobody Against Putin”. A competição foi acirrada, mas o Brasil não conseguiu levar a melhor nessas categorias no BAFTA 2026.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp