Douglas Ruas é pré-candidato ao governo do Rio de Janeiro pelo Partido Liberal

douglas-ruas-e-pre-candidato-ao-governo-do-rio-de-janeiro-pelo-partido-liberal

O Partido Liberal anunciou nesta terça-feira (24) a pré-candidatura de Douglas Ruas ao governo do Rio de Janeiro. Ruas é secretário das Cidades do governo do governador Cláudio Castro, que será candidato ao Senado Federal.

O anúncio foi feito pelo senador e pré-candidato à presidência, Flávio Bolsonaro. A vaga de vice-governador será ocupada por Rogério Lisboa, ex-prefeito de Nova Iguaçu. A segunda vaga para concorrer ao Senado será de Márcio Canella, prefeito de Belford Roxo.

Segundo o perfil do secretário no site do governo fluminense, Ruas é bacharel em Direito, pós-graduado em Gestão Pública e servidor concursado da Polícia Civil do Estado do Rio de Janeiro. Entre 2017 e 2018, Douglas Ruas foi subsecretário de Trabalho de São Gonçalo, cidade onde seu pai, Capitão Nelson, é prefeito.

Nos dois anos seguintes, foi superintendente regional do Instituto Estadual do Ambiente, entre 2019 e 2020. Em 2021, assumiu a Secretaria de Gestão Integrada e Projetos Especiais em São Gonçalo. Já em 2022, foi eleito deputado estadual no Rio de Janeiro, com a segunda maior votação, com 175.977 votos.

Além do segundo deputado mais votado como candidato ao governo, a chapa apresentada pelo PL tem também o deputado estadual mais votado nas eleições de 2022, Márcio Canellas. Atual prefeito de Belford Roxo, cargo para o qual foi eleito em 2024, o político teve 181.274 votos para deputado em 2022.

Douglas Ruas declarou à justiça eleitoral um patrimônio de R$ 1,2 milhão em 2022. Na sua atuação como deputado, Ruas tem apenas oito projetos de lei apresentados na Alerj, nenhum deles relacionados a polêmicas. Sua participação na Alerj está relacionada à atuação como Secretário de Estado das Cidades, cargo que ocupa desde setembro de 2023. A pasta das Cidades é responsável por investir em obras em parceria com prefeituras de todo o Estado.

Segundo o Portal da Transparência do Governo do Estado, a Secretaria das Cidades é responsável por investimentos de R$ 2,1 bilhões em projetos em 20 municípios. Com isso, a candidatura de Ruas ao governo do Rio de Janeiro se apresenta como uma continuação de sua trajetória política e administrativa, com propostas baseadas em sua experiência e atuação na esfera pública.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp