Conhecidos durante a Operação Lava Jato, que investigou um esquema de corrupção na Petrobras e BR Distribuidora, os doleiros Leonardo Meirelles e Meire Poza reapareceram no noticiário policial nesta quinta-feira (5) como alvo da Operação Bazaar contra corrupção na Polícia Civil de São Paulo. Meire foi presa e Meirelles ainda está foragido.
Leonardo Meirelles e Meire Poza ficaram conhecidos durante a Lava Jato por atuarem na estrutura financeira ligada ao doleiro Alberto Youssef, operador daquele esquema criminoso.
O DE tenta localizar a defesa deles, mas até a última atualização desta reportagem não havia conseguido.
MPF e PF apuram corrupção na Polícia Civil de SP
Meirelles foi sócio de Youssef em empresas usadas nas investigações, como o laboratório Labogen, apontado pela força-tarefa da época como parte de um esquema para movimentar e enviar dinheiro ao exterior por meio de contratos simulados.
Após a condenação na Justiça, posteriormente o empresário firmou acordo de delação premiada, no qual relatou como funcionavam as remessas ilegais de dinheiro e o pagamento de propinas a políticos.
Na Operação Bazaar, desta quinta, Meirelles é apontado como integrante do grupo que lavava dinheiro do esquema criminoso dentro da Polícia Civil paulista.
Ele tem um mandado de prisão preventiva expedido pela Justiça, mas ainda não foi encontrado pela PF. Nove pessoas foram presas, entre empresários, policiais, advogados e a doleira Meire Poza.
MEIRE POZA
Já Meire Bonfim da Silva Poza é contadora e trabalhou para Youssef. Ela prestou depoimentos às autoridades entre os anos de 2014 e 2015, entregando documentos que ajudaram a detalhar as movimentações financeiras e o funcionamento das empresas utilizadas para ocultar recursos investigados na Lava Jato.
Segundo as investigações do Ministério Público paulista na operação desta quinta, Meire teria pagado propina para o grupo de policiais corruptos investigados para se livrar de investigações na Polícia Civil de SP. Ela também é acusada de fazer a contabilidade do grupo criminoso.




