Como jovem de 18 anos conquistou vaga com bolsa integral em Harvard
Quando a tela do computador carregou e a palavra “aprovada” surgiu, nem o silêncio de nervosismo do quarto conseguiu conter o barulho de um sonho se realizando. Aos 18 anos, a gaúcha Mariana Chaves descobriu que havia sido aceita com bolsa integral em Harvard, uma das universidades mais concorridas do mundo.
Ao chegar a Boston, ela vai morar nos dormitórios da instituição com todos os custos da graduação: alimentação, transporte e seguro-saúde incluídos na bolsa.
Como funcionou o processo seletivo
Segundo informações oficiais de Harvard, o comitê analisa o candidato considerando desempenho acadêmico no Ensino Médio, além de iniciativas comunitárias, liderança e distinção em atividades extracurriculares.
A jovem participou de atividades como voluntariado no Interact Club, pesquisa acadêmica, mentoria da Fundação Estudar e simulações da ONU que contribuíram para seu perfil candidato.
Experiência em diferentes redes de ensino e áreas de estudo
A história da gaúcha passou por praticamente todos os modelos de escola no Rio Grande do Sul. Ela já estudou nas redes municipal, estadual, privada e federal, colhendo aprendizados variados em cada uma delas.
Mariana vai cursar Governo e Economia, áreas que despertaram seu interesse desde o Ensino Médio, com o objetivo futuro de atuar com políticas públicas no Brasil após sua formação em Harvard.
Repercussão nas redes sociais e apoio familiar
Depois do anúncio da aprovação, Mariana começou a receber mensagens de estudantes de todo o estado, buscando dicas e apoio. Ela se mostra disposta a ajudar quem quer seguir o mesmo caminho, mesmo ainda tentando assimilar o tamanho de sua conquista e o fato de servir de inspiração para outros.




