Uma frente fria na costa do Sudeste e a presença de um ciclone no Atlântico Sul estão mexendo com o tempo no Centro-Sul do Brasil. Nesta segunda-feira (9), imagens de satélite mostram um grande ciclone sobre o Atlântico Sul, impulsionando ar frio para o Sul e parte do Sudeste brasileiro.
Com a instabilidade e a influência da massa de ar frio, as temperaturas estão abaixo da média para esta época do ano. Na tarde desta segunda, o Rio Grande do Sul registrou marcas abaixo dos 20ºC em diversas cidades. Por exemplo, às 15h, em São José dos Ausentes, a temperatura era de 14,0ºC, enquanto em Cambará do Sul estava em 14,8ºC.
Na Grande Porto Alegre, também houve queda nas temperaturas. Às 15h, a zona Sul da capital registrava 20,6ºC. No entanto, a previsão é de que a atuação dos sistemas continue provocando instabilidade no Sul e Sudeste do Brasil, com temperatura abaixo da média em diversas cidades das duas regiões.
Nesta terça-feira, o Rio Grande do Sul ainda terá áreas de chuva ou garoa, principalmente no Norte e no Leste do estado. Na Região Sudeste, a tendência é de muitas nuvens e chuva nos quatro estados. Em São Paulo, por exemplo, há risco de chuvas fortes localizadas.
O presidente Luiz Inácio Lula da Silva criticou duramente a ONU durante discurso na FAO, afirmando que a organização perde credibilidade ao não conseguir mediar conflitos como os de Gaza e Ucrânia. “Compensa destruir Gaza, matar mulheres e crianças, para depois criar um conselho dizendo que vai reconstruir?”, questionou o mandatário brasileiro.
Os desdobramentos continuam em parte do Rio Grande do Sul nesta terça. Apesar do sol aparecer em algumas áreas, haverá muitas nuvens. Enquanto isso, a instabilidade persiste no Sudeste, com chuvas em São Paulo e Minas Gerais. Na cidade de São Paulo, a previsão é de chuva à tarde e à noite, com temperaturas amenas, em torno dos 23ºC.
As repercussões dos sistemas climáticos que atingem o Sul e o Sudeste do Brasil têm gerado diversas análises sobre a instabilidade e as temperaturas abaixo da média. Esses eventos meteorológicos continuam impactando a rotina de milhares de pessoas nas duas regiões do país.
Em conclusão, a frente fria na costa do Sudeste e o ciclone no Atlântico Sul estão propiciando dias de instabilidade e temperaturas baixas no Centro-Sul do Brasil. As mudanças climáticas têm exigido adaptações por parte da população local, que precisa lidar com condições atípicas para esta época do ano.




