Detran deixa de enviar boletos de IPVA, licenciamento e taxas

A eficiência e economia para o cidadão estão no radar do Governo de Goiás. Com apenas 23% de aproveitamento de boletos enviados pelos Correios, o Departamento Estadual de Trânsito de Goiás (Detran-GO) traçou uma nova estratégia para tratar da questão. Assim, a partir de agora, a autarquia deixará de enviar os boletos para a casa do cidadão, o que significará uma economia de R$ 5,7 milhões por ano para o bolso do contribuinte.

Para ter acesso ao boleto de pagamento do IPVA, Licenciamento e demais taxas, o cidadão pode emitir a guia para pagamento direto no site do órgão (www.detran.go.gov.br). Serviços como consulta de veículo, emissão de boletos de IPVA, licenciamento e multas estão agrupados em uma única aba “Veículos” tanto no site quanto no aplicativo Detran GO ON.

No campo, o usuário consegue ainda gerar o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo eletrônico (CRLV-e), que pode ser impresso em folha A4 ou baixado na forma digital, uma vez que o antigo “verdinho” não é mais emitido pelo órgão. Para acessar o CRLV-e no site sem o número do boleto, é necessário cadastrar-se na área logada do site.

Em tempos em que o distanciamento social se faz necessário para preservar a saúde, os cidadãos que precisam do Detran-GO contam com a tecnologia como aliada. Uma grande variedade de serviços da autarquia pode ser realizada de maneira remota, seja pelo site ou pelo aplicativo Detran GO ON, disponível nas lojas App Store ou Google Play gratuitamente.

O aplicativo Detran GO ON, oferecido nas versões compatíveis com IOS e Android, disponibiliza ainda serviços mais complexos como a realização de comunicado de venda, recurso de multas e indicação de real condutor (transferência de pontuação). Os usuários podem aproveitar para regularizar a situação. Vale ressaltar que os dois últimos serviços são disponibilizados somente para multas de competência do Detran-GO.

Para que haja maior comodidade na utilização do site ou do aplicativo Detran GO ON, os atendentes do Disque-Detran estão aptos a sanar dúvidas dos usuários. Para tirar dúvidas, basta ligar no número 154.

Serviços disponíveis pelo aplicativo Detran GO ON e site
Veículos

* Consulta geral de situação de veículos
* Alteração de endereço no mesmo município
* Licenciamento
* IPVA
* Comunicado de Venda
* CRLV-e
* Certidão de propriedade de veículos

Habilitação
* CNH definitiva
* 2ª via
* Abertura de processo para 1ª habilitação
* Consulta geral (processo, pontuação)
* Certidão de Prontuário

Outros
* Transferência de pontuação (Indicação de Real Condutor)
* Recurso de multas de competência do Detran-GO ou Goinfra
* Rastreamento de CRV
* Certidão de acidente de trânsito

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Anvisa atualiza regras sobre implantes hormonais

A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) publicou nesta sexta-feira (22) no Diário Oficial da Uniãoresolução que atualiza as regras sobre o uso de implantes hormonais, popularmente conhecidos como chips da beleza. O dispositivo, segundo definição da própria agência, mistura diversos hormônios – inclusive substâncias que não possuem avaliação de segurança para esse formato de uso.

A nova resolução mantém a proibição de manipulação, comercialização e uso de implantes hormonais com esteroides anabolizantes ou hormônios androgênicos para fins estéticos, ganho de massa muscular ou melhora no desempenho esportivo. O texto também proíbe a propaganda de todos os implantes hormonais manipulados ao público em geral.

“Uma novidade significativa dessa norma é a corresponsabilidade atribuída às farmácias de manipulação, que agora podem ser responsabilizadas em casos de má prescrição ou uso inadequado indicado por profissionais de saúde. Essa medida amplia a fiscalização e promove maior segurança para os pacientes, exigindo mais responsabilidade de todos os envolvidos no processo”, disse em nota Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (Sbenm).

“É importante destacar que essa nova resolução não significa aprovação do uso de implantes hormonais nem garante sua segurança. Ao contrário, reforça a necessidade de cautela e soma-se à resolução do Conselho Federal de Medicina (CFM), que já proibia a prescrição de implantes sem comprovação científica de eficácia e segurança”, destacou a nota.

Entenda

Em outubro, outra resolução da Anvisa havia suspendido, de forma generalizada, a manipulação, a comercialização, a propaganda e o uso de implantes hormonais. À época, a agência classificou a medida como preventiva e detalhou que a decisão foi motivada por denúncias de entidades médicas como a Federação Brasileira das Associações de Ginecologia e Obstetrícia (Febrasgo) que apontavam aumento no atendimento de pacientes com problemas.

Na avaliação da Sbem, a nova resolução atende à necessidade de ajustes regulatórios em relação a publicação anterior. A entidade também avalia a decisão de proibir a propaganda desse tipo de dispositivo como importante “para combater a desinformação e proliferação de pseudoespecialistas, sem o conhecimento médico adequado, comuns nas redes sociais”.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp