Na cidade de Buriticupu, no Maranhão, o Ministério Público pediu à Justiça o ressarcimento de R$ 341.586,10 aos cofres públicos por supostas irregularidades na obra de uma quadra poliesportiva na Unidade Integrada João Lisboa, no povoado Terceira Vicinal. A solicitação foi feita em Ação Civil Pública ajuizada pela 1ª Promotoria de Justiça de Buriticupu nesta segunda-feira.
Cronologia do caso
Segundo a investigação, o pagamento por serviços ligados à obra da quadra poliesportiva foi realizado em 31 de dezembro de 2024, mas em maio de 2025 a construção ainda não havia sido iniciada. O Ministério Público aponta uma sequência de atos administrativos que permitiram o pagamento por serviços que não foram realizados. Em junho de 2025, uma vistoria no local constatou a falta de obra em andamento, com apenas uma quadra antiga presente.
Laudo técnico
Em março de 2026, a Coordenadoria de Obras e Engenharia do Ministério Público emitiu um parecer técnico sobre o caso, apontando que não houve execução de diversas etapas da obra. O laudo indicou também superfaturamento no valor total pago. O MPMA pede o ressarcimento integral do montante, além de outras penalidades para os envolvidos, que incluem perda de função pública, suspensão dos direitos políticos e multa civil.



