Fernanda Montenegro recebe o Prêmio Voz da Terra em São Miguel das Missões

fernanda-montenegro-recebe-o-premio-voz-da-terra-em-sao-miguel-das-missoes

Na noite de quarta-feira (11), a atriz Fernanda Montenegro foi a grande homenageada durante o anúncio da edição 2026 da Mostra de Cinema das Missões, em São Miguel das Missões, Noroeste do RS. Durante o evento, foi entregue pela primeira vez o Prêmio Voz da Terra, em reconhecimento às personalidades ligadas à história cultural da região. A artista, famosa por narrar o espetáculo “Som e Luz”, foi escolhida como a primeira destinatária da honraria.

Considerada uma das idealizadoras do Fórum Nacional de Secretários e Dirigentes Estaduais de Cultura, Fernanda Montenegro não pôde comparecer, porém enviou uma carta lida pela Secretária de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Danielle Barros. O troféu será entregue à artista pessoalmente no Rio de Janeiro nos próximos meses.

EDIÇÃO ESPECIAL PELOS 400 ANOS DAS MISSÕES

A Mostra de Cinema das Missões celebrará os 400 anos da presença jesuítica no sul do Brasil neste evento que acontecerá de 29 de outubro a 1º de novembro. Com sessões gratuitas, o evento exibirá curtas-metragens do Brasil e do exterior com temáticas como convivência entre culturas, preservação ambiental e migrações. As sessões acontecerão em um Patrimônio Mundial reconhecido pela Unesco, em parceria com o Iphan, dentro das ruínas da catedral de São Miguel Arcanjo.

Criada em 2023, a Mostra de Cinema das Missões tem como objetivo promover o cinema independente e ampliar suas atividades formativas e itinerantes. Aprovado na Lei Federal de Incentivo à Cultura para 2026, o projeto permitirá a captação de recursos com empresas e instituições parceiras.

Box de Notícias Centralizado

🔔 Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram e no WhatsApp