A seleção do Irã se pronunciou pela primeira vez sobre os rumores de que não participará da Copa do Mundo de 2026. Em comunicado divulgado nas redes sociais, a equipe afirmou que ‘ninguém pode excluir a seleção do Irã’ do torneio e rebateu uma fala do presidente americano, Donald Trump, de que os iranianos não deveriam ir ao Mundial ‘pela própria vida e segurança’.
A Copa do Mundo é um evento histórico e internacional e é comandado pela Fifa — não por um país individual. A seleção nacional do Irã, com a força e uma série de vitórias decisivas conquistadas pelos corajosos filhos do Irã, foi uma das primeiras a se classificar para este grande torneio. Certamente, ninguém pode excluir a seleção nacional do Irã da Copa do Mundo; o único país que poderia ser excluído é aquele que apenas ostenta o título de ‘anfitrião’, mas não possui a capacidade de fornecer segurança às equipes participantes deste evento global.
Na manhã de hoje, Trump disse que a seleção do Irã seria bem-vinda nos Estados Unidos para a Copa do Mundo. No entanto, o presidente americano afirmou que não achava apropriado a presença da equipe.
Os rumores de que o Irã não participará da Copa começaram depois que o ministro do esporte do país afirmou que a seleção não disputaria o torneio. Até o momento, não há uma formalização do pedido de saída do Irã à Fifa, que pediu ‘calma’ na resolução do problema.
Segundo o regulamento da Copa do Mundo, em caso de desistência ou exclusão, a Fifa definirá um substituto. A seleção do Irã está no Grupo G e tem três jogos marcados na fase de grupos em território americano, contra Nova Zelândia, Bélgica e Egito. O principal motivo para a incerteza da participação do Irã é o cenário de guerra contra EUA e Israel.
Desde que esse governo corrupto assassinou o nosso líder, não temos condições de participar da Copa do Mundo. Em vista das medidas maliciosas tomadas contra o Irã, duas guerras foram forçadas a nós dentro de oito ou nove meses. Portanto, definitivamente não temos possibilidade de participar dessa maneira.
Ahmad Donyamali, ministro do esporte do Irã, afirmou: ‘Desde que esse governo corrupto assassinou o nosso líder, não temos condições de participar da Copa do Mundo. Em vista das medidas maliciosas tomadas contra o Irã, duas guerras foram forçadas a nós dentro de oito ou nove meses. Portanto, definitivamente não temos possibilidade de participar dessa maneira’.
O aiatolá iraniano, Ali Khamenei, foi morto no último dia 28 pelas tropas estadunidenses.




