Dois episódios perdidos da famosa série Doctor Who foram encontrados no acervo de um colecionador mais de 60 anos depois de sua exibição original.
Os capítulos encontrados agora estavam armazenados em latas de filme e foram achados por uma entidade voltada à preservação de artigos de cinema após a morte do entusiasta.
Os capítulos, intitulados “The Nightmare Begins” e “Devil’s Planet” (“O Pesadelo Começa” e “Planeta do Diabo”), foram exibidos inicialmente em 1965 e depois tiveram suas fitas apagadas pela BBC — emissora responsável pela série.
Emoção e Novidades
Agora, a BBC vai remasterizar os episódios e disponibilizá-los em seu serviço de streaming, que não está disponível no Brasil.
Os títulos da terceira temporada acompanham a primeira versão do Doutor, interpretada pelo ator britânico William Hartnell. A história envolve os vilões Daleks — robôs metálicos agressivos em forma de saleiro, famosos pelo grito “Exterminate!”.
O personagem Steven Taylor, companheiro do Doutor, interpretado por Peter Purves também aparece na parte encontrada da série.
Reações e Memórias
“Vinte e sete dos meus continuam desaparecidos, mas estou encantado que dois tenham sido encontrados”, disse Purves, hoje com 87 anos, à BBC. “É um pouco triste, mas é ótimo quando alguns aparecem”.
Além desses achados, outros 95 episódios seguem perdidos, segundo a emissora.
Descobertas e Impactos
A descoberta é a primeira desde 2013, quando nove episódios desaparecidos foram encontrados no depósito de uma estação retransmissora de TV na Nigéria.
Agora resta aos fãs da série aguardar ansiosamente pela remasterização dos episódios perdidos, trazendo de volta um pouco da história do icônico Doctor Who e seu universo misterioso.




