Operação Redenção: Denarc desarticula associação criminosa que atuava em Goianira

A Polícia Civil, por meio da Delegacia Estadual de Repressão a Narcóticos (Denarc), deflagrou, na manhã de hoje (29), a Operação Redenção. A operação teve a participação de 105 policiais civis e desarticulou uma associação criminosa que dominava o tráfico de drogas em Goianira, cidade da região metropolitana da capital. Além do tráfico, o grupo praticava roubos e furtos.

As investigações, em curso há três meses, revelaram que três criminosos, reclusos no sistema penitenciário estadual, coordenavam a venda de drogas na cidade com pontos espalhados em diversos setores. Com rigor, a associação repelia qualquer tentativa de outros traficantes comercializarem drogas no território, havendo registro de homicídios de concorrentes no curso da investigação.

Ao todo, foram expedidos 47 mandados judiciais, sendo 17 de busca e apreensão e 30 de prisão temporária, dos quais sete investigados já se encontravam presos. Foram cumpridos 26 mandados de prisão, sendo que 04 investigados encontram-se foragidos.

O Delegado Fernando Gama, titular da especializada, ressalta que a ação deve gerar uma redução na criminalidade local, em razão do domínio do grupo desmantelado. “Em verdade, os pontos varejistas de drogas, vulgarmente conhecidos como ‘bocas de fumo’, geram intranquilidades de toda ordem a pessoas probas e honestas que vivem em determinado bairro. Os dependentes praticam furtos e roubos para saciarem o vício, os traficantes cometem homicídios, extorsões e ameaças contra devedores e concorrentes, veículos são roubados para a prática de outros crimes. Por isso, batizamos a operação de Redenção, no sentido de livramento, de resgatar esses moradores do domínio do crime”, declarou o delegado.

🔔Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp

Ônibus de turismo pega fogo em Canela, RS, e ninguém fica ferido

Um incêndio atingiu um ônibus de turismo na manhã deste sábado, 28, na Estrada do Caracol, em Canela, na Serra Gaúcha. De acordo com o Corpo de Bombeiros, todos os passageiros e funcionários foram evacuados a tempo e ninguém ficou ferido.

A corporação foi rapidamente acionada para combater as chamas, enviando dois caminhões e cinco militares para a operação, que conseguiu evitar a propagação do fogo para áreas próximas.

Em nota, a Bustour, empresa responsável pelo ônibus, informou que o veículo estava em dia com as manutenções preventivas e que a causa do incêndio está sendo investigada. “Apesar de todas as manutenções preventivas estarem rigorosamente em dia, as causas da pane mecânica estão sendo apuradas”, declarou a empresa.

Este incidente é o segundo grave registrado na região serrana do Rio Grande do Sul em uma semana. No último domingo, 22, um avião de pequeno porte caiu em Gramado, cidade vizinha a Canela, deixando 10 vítimas fatais, todas da mesma família.

Receba as notícias do Diário do Estado no Telegram do Diário do Estado e no canal do Diário do Estado no WhatsApp