Mulher agredida por ex-namorado relata medo e insegurança ao sair

mulher-agredida-por-ex-namorado-relata-medo-e-inseguranca-ao-sair

Jovem agredida em elevador relata medo de sair à rua após libertação de ex-namorado

O homem que agrediu com socos a ex-companheira Byanca Aparecida dos Santos dentro de um elevador em Guarulhos, na Grande São Paulo, foi preso novamente na noite de sexta-feira (20), após a Justiça decretar a prisão preventiva.

Ronaldo Ferreira havia sido preso em flagrante na terça-feira (17), mas foi solto após passar por audiência de custódia. Na quinta (18), porém, a pedido do Ministério Público, a Justiça determinou a nova prisão.

Segundo a Secretaria da Segurança Pública (SSP), agentes da Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Guarulhos cumpriram o mandado. “Demais diligências seguem em andamento para a conclusão do caso”, informou a pasta.

Decisão judicial e desdobramentos

Na decisão liminar, o desembargador Paulo Sorci considerou que, apesar de a liberdade ser a regra, o caso apresenta gravidade e risco à vítima, o que justifica a prisão preventiva. Segundo o magistrado, há possibilidade de o investigado, em liberdade, “reiterar condutas violentas contra a vítima ou mesmo se evadir”, o que poderia comprometer a ordem pública, a integridade física e psicológica da mulher e a aplicação da lei penal.

O caso ainda será analisado pelo colegiado da 2ª Câmara de Direito Criminal.

Insegurança e medo constante

A operadora de telemarketing Byanca Aparecida dos Santos, de 20 anos, disse que sua rotina foi tomada por medo e insegurança após a soltura do agressor, no dia seguinte. “Eu estou em choque, não sei o que fazer. Eles me liberaram no meu trabalho bem mais cedo quando ficaram sabendo que ele tinha sido solto. Todo mundo está em choque, com medo de acontecer algo comigo”, desabafou a mulher em entrevista à TV Globo.

“Eu mesma estou pedindo muito pra Deus que não aconteça nada comigo”, disse Byanca.

A vítima contou que já sentia medo do homem antes mesmo da agressão. “Eu ia pra casa com medo, qualquer barulhinho na rua eu já olhava pra trás morrendo de medo, já estava assustada. Quando isso aconteceu piorou mais ainda, o meu psicológico está abalado”, relatou.

Consequências e proteção

Segundo Byanca, a motivação da violência foi a sua decisão de colocar fim ao relacionamento com Ronaldo Ferreira, de 20 anos. “Ele não tem direito. Só porque eu terminei o relacionamento com ele, quis seguir minha vida. Ele seguindo a vida dele não quer deixar eu seguir a minha”, afirmou.

A agressão aconteceu quando Byanca chegava ao trabalho em um prédio comercial em Guarulhos. Imagens de câmeras de segurança mostram ela correndo para dentro do elevador para tentar fugir. O homem a persegue, pula a catraca e agride a vítima com vários socos. As agressões só param quando outra mulher defende Byanca, entrando na frente do homem.

Em nota, a Secretaria da Segurança Pública (SSP) disse que a ocorrência foi registrada como violência doméstica e lesão corporal na Delegacia de Defesa da Mulher (DDM) de Guarulhos. Foram requisitados exames ao IML para a vítima e solicitadas medidas protetivas à Justiça.